Caminhos Brasil - Japão

 
 
Caminhos Brasil/Japão
Caminhos Brasil/Japão
Caminhos Brasil/Japão
Caminhos Brasil/Japão
Caminhos Brasil/Japão
Caminhos Brasil/Japão
ROTA ARTES
ROTA ATUALIDADES
ROTA CULTURA
ROTA ESPORTES
ROTA GASTRONOMIA
ROTA MEMÓRIAS BRASIL JAPÃO
 
Caminhos Brasil/Japão - Japan House SP
 

O importante Tratado de Amizade Brasil-Japão faz 125 anos em 2020 e, para marcar a integração da comunidade japonesa que imigrou para o país e celebrar o enorme legado cultural resultante dessa centenária relação de amizade, a Japan House São Paulo promove a ação Caminhos Brasil | Japão.

Caminhos Brasil | Japão é um conjunto de caminhadas culturais pela cidade de São Paulo para exaltar laços criados pela comunidade Nikkei no Brasil. O percurso, de 24 quilômetros, é dividido em 6 trajetos diferentes, que serão percorridos por personalidades da cidade e convidados no dia 06 de dezembro, domingo, a partir das 10 horas da manhã, com transmissão online, em tempo real, aqui nesta página.

Com duração de cerca de 1h30, as caminhadas contarão com 6 diferentes percursos pela cidade de São Paulo, cobrindo os temas Artes, Atualidades, Cultura, Esportes, Gastronomia e Memórias Brasil e Japão.

O evento será transmitido ao vivo aqui nesta página e o público poderá acompanhar de casa e escolher a qual caminho quer assistir, bastando selecionar uma das janelas de streaming que ficarão disponíveis durante a ação.

 
 
Caminhos Brasil/Japão
 
Caminhos Brasil/Japão
 
Caminhos Brasil/Japãoo
 
Caminhos Brasil/Japão
 
Caminhos Brasil/Japão
 
Caminhos Brasil/Japão
 
ROTA ARTES

Mauro Sousa, filho do cartunista Mauricio de Sousa e diretor da Mauricio de Sousa Produções, percorre o caminho na companhia dos artistas plásticos Zezão, Gabriel Ribeiro (Gabs) e Catarina Gushiken. Os quatro partem do Pavilhão Japonês no Parque do Ibirapuera, que celebra a história da imigração japonesa no Brasil, desde o início na agricultura e no cultivo do café, culminando na grande relação de parceria e amizade que une Brasil e Japão. Ao longo do trajeto, eles passam pelo Monumento em Homenagem aos Pioneiros da Imigração Japonesa e pelo Hotel Unique, com a exuberante arquitetura de Ruy Ohtake, que recorreu ao traço inusitado para criar um arco invertido e suspenso, incapaz de passar despercebido. Passam também pela Galeria Joh Mabe, onde encontram e conversam com o empresário e vice-presidente de negócios da Câmara de Comércio e Indústria Japonesa do Brasil, Yugo Mabe Junior, chegando, por fim, à sede da Japan House São Paulo 5,3 km depois.

ROTA ATUALIDADES

O músico Ricardo Cruz é o personagem do trajeto Atualidades e encontra pelo caminho Rafael Gushiken, com quem conversa sobre diferentes temas atuais do Japão. Partindo do Fundação Mokiti Okada, onde conversam com o presidente da instituição, Marco Antonio Baptista Resende, e o especialista em cultura japonesa, Erisson Thompson. Em seguida, rumam para a Associação Hokkaido, passando pela Escola de Educação Infantil Multicultural Brasil Japão Mutsumi Youtien, que ensina japonês desde o berçário, e encontram as anfitriãs Saniy Onishi e Yuka Shimizu. Antes de alcançar a Japan House São Paulo, eles realizam uma última parada na Associação Ishikawa-Ken, dedicada à promoção da cultura da província de Ishikawa, completando o percurso de 4 km.

 
ROTA CULTURA

Eric Klug, presidente da Japan House São Paulo, é o nosso guia no trajeto que celebra a contribuição cultural da imigração japonesa e os 129 anos da Avenida Paulista, principal corredor cultural da cidade de São Paulo. Ele inicia sua caminhada no Instituto Moreira Salles, onde é recebido pelo superintendente-executivo Marcelo Araújo, passando em seguida pelo Hotel Blue Tree, onde encontra a presidente do grupo, Chieko Aoki, e pelo Museu de Arte de São Paulo, o MASP. No caminho, Eric encontra Toshio Ichikawa, presidente do Kenren, a Federação das Associações de Províncias do Japão no Brasil, que o acompanha em parte do trajeto, em direção ao Centro Cultural Fiesp/Sesi.

O caminho inclui ainda a escultura Tomie Ohtake, momento em que conversam com Akira Kusunoki, cônsul geral adjunto do Consulado Geral do Japão em São Paulo, além do Itaú Cultural e do SESC Avenida Paulista, onde encontram-se com Aurea Leszczynski Vieira Gonçalves, gerente de relações internacional da instituição. Eric passa ainda pela Casa das Rosas, antes de completar o percurso de 2,6 km até a Japan House São Paulo.

ROTA ESPORTES

O percurso esportivo tem início no Jardim Japonês localizado no Parque da Aclimação. Ao longo de 4,2 km, o nosso guia é Pedro Henrique Gonçalves da Silva, mais conhecido como Pepê Gonçalves, canoísta olímpico de slalom, um dos atletas de maior destaque do Brasil, classificado para representar o país nos Jogos Olímpicos de Tóquio. Para conversar sobre a contribuição da imigração japonesa para o esporte brasileiro, juntam-se a Pepê o jornalista Marcelo Duarte e os atletas Fernando Kuroda, Thais Makino, Rogério Saito e Patricia Hamamoto. O trajeto em direção à Japan House São Paulo passa pelo Instituto Fukuda, onde o grupo encontra Ricardo Fukuda, coordenador artístico da instituição, e a Associação Kumamoto Kenjin do Brasil, que promove a cultura da província de Kumamoto em nosso país.

 
ROTA GASTRONOMIA

Em celebração à riqueza e à diversidade da gastronomia japonesa, este trajeto de 4,2 km é encabeçado por Telma Shiraishi, chef do restaurante Aizomê, e Hideki Uehara, fundador do GoHanGo e cozinheiro do Tamashii Ramen. Telma e Hideki iniciam o caminho na Rua Conde de Sarzedas – conhecida também como Rua dos Japoneses – como forma de celebrar o local que desde 1912, quando passou a ser ocupada por novos moradores vindos do Japão, significa esperança por dias melhores para os imigrantes.

A primeira parada do trajeto será na Associação Okinawa Kenjin do Brasil e, de lá, Telma e Hideki seguem para a feira da Praça da Liberdade, onde conversam sobre a história da relação entre Brasil e Japão pelo ponto de vista das comidas e bebidas, sobre pastelarias, izakayas, mercados e restaurantes. Ao longo do caminho rumo à Japan House São Paulo, eles encontram personalidades do universo gastronômico, como Yoshi Higuchi, do Izakaya Kintaro, Cesar Yukio, chef pâtissier e referência em confeitaria contemporânea japonesa, conhecida como Yogashi, e o chef e sumotori Taka Higuchi.

ROTA MEMÓRIAS BRASIL JAPÃO

O nosso guia na caminhada de 3,7 km que tem início no bairro da Liberdade, berço da Imigração Japonesa no Brasil, é Claudio Kurita, diretor de operações, eventos e institucional da Japan House São Paulo. Na LIberdade, Kurita parte da sede do Jornal Nikkey Shimbun, importante veículo de comunicação da comunidade nipo-brasileira. Ao longo de seis paradas, Kurita revisita suas memórias familiares e recebe como convidados Hayao Hirata, Pedro Yuri Tani Souza e Seiko Tani. O caminho, então, continua pelo Largo da Pólvora, pelo Nikkey Palace, pela sede do Bunkyo (Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social), onde o grupo é recebido por Renato Ishikawa, presidente da instituição, seguindo pelo Templo SotoZen, pelo Yamaguchi Kenjin e pelo Hiroshima Kenjinkai do Brasil, até a chegada à Japan House São Paulo.

 
 
 
Voltar ao topo