ARTIGOS

Shougatsu: O Ano Novo Japonês e Suas Tradicionais Decorações Festivas

A chegada do Ano Novo é o período em que renovamos nossos votos, promessas e esperanças para o ano que começa. No Japão, a virada é chamada Shougatsu e está ligada a diversas tradições que permanecem até hoje.

Adornar a casa com elementos relacionados a práticas espirituais é um desses costumes. O Kagami-mochi é uma decoração tradicional, normalmente colocada sobre a mesa de jantar, composta por dois bolos feitos de arroz (mochi) colocados um sobre o outro em um pedestal, com uma laranja azeda japonesa, chamada Daidai, no topo. O arroz utilizado vem da colheita feita no outono e acredita-se que este ingrediente conserva seu espírito puro, trazendo bênçãos e boa fortuna. Atualmente, é possível encontrar esta decoração já pronta à venda em mercados e lojas de conveniência.
 

Outro elemento é o Shimenawa, uma corda trançada feita de palha de arroz ou cânhamo. Estas cordas podem ser decoradas com serpentinas de papel em formato zigue-zague, laranjas japonesas e até mesmo um tipo de samambaia. Embora sejam mais vistas em santuários xintoístas como forma de demarcar um espaço sagrado, durante o Shougatsu é comum encontrá-las adornando a fachada das casas e até mesmo para-choques de carros e caminhões para desejar boas-vindas à divindade do Ano-Novo.

Outro elemento marcante para trazer o clima de Ano Novo para as cidades é o Kadomatsu: também colocado nos portões das casas para receber a entidade do Ano Novo, é feito a partir da junção de galhos de pinheiro, talos de bambu e muitas vezes flores de ameixeira, para trazer longevidade, prosperidade e perseverança.

Voltar ao topo