ARTIGOS

Aprenda a Fazer uma Lanterna de Papel com a Técnica do Kirigami

Kirigami (切り紙) é uma palavra japonesa composta pelo verbo "cortar" (折る = kiru) e pela palavra "papel" (紙 = kami) e designa a arte tradicional de construir formas e objetos através do recorte de papel dobrado, diferente do origami, em que o corte não é utilizado. Apesar de menos conhecida fora do Japão, essa arte está presente dentro das escolas japonesas, onde os alunos aprendem os formatos mais tradicionais, como o floco de neve, pentagramas e flores.

Neste vídeo, a artista Naomi Uezu ensina como fazer uma lanterna de papel com flores de cerejeira (sakura), utilizando a técnica do kirigami. Este tipo de lanterna é muito presente na cultura japonesa, especialmente durante os festivais de verão, no Obon e muitos outros.

Além do aspecto decorativo, em alguns casos elas carregam significados especiais. No término do Obon - feriado em que os espíritos dos antepassados visitam suas famílias - ela se transforma em um símbolo durante a tradição do Tooro Nagashi (lanternas flutuantes), em que lanternas de papel, contendo os nomes dos antepassados, flutuam pelas águas do rio, iluminando o retorno dos antepassados ao mundo dos mortos.

Vamos aprender a fazer uma lanterna de papel?

Você vai precisar de:

• 2 folhas A4 (color plus ou sulfite 120g) com este molde impresso (cole uma folha na outra pelas laterais);
• tesoura;
• cola;
• palito de churrasco, ou espátula (para facilitar a modelagem das sakuras);
• agulha grossa (para perfurar os orifícios da luminária);
• 2 pedaços de arame de aço mola de 43 cm cada (para a base e a parte superior);
• 1 canudinho de carga de caneta sem tinta;
• spot de luz e fio.

Veja o passo a passo em vídeo:

Naomi Uezu é kirigamista. Formada em Publicidade e Propaganda, possui especialização no Japão através de Bolsa de Estudos na área de Design Visual. Professora de kirigami na Aliança Cultural Brasil Japão, oferece workshops de kirigami em várias regiões do país.

Atelier Naomi Uezu
E-mail: naomi@kirigami.com.br
Facebook: www.facebook.com/ateliernaomiuezu

Voltar ao topo