Shoga (生姜), gengibre em japonês, é um ingrediente muito apreciado na cozinha do Japão e pode ser encontrado na realização de muitos pratos e iguarias conhecidas não apenas localmente, mas em escala global.
Ainda que não seja originário do arquipélago japonês, o gengibre tornou-se essencial para sua gastronomia e acredita-se que seu consumo foi introduzido graças ao uso medicinal, possivelmente há mais de mil anos. Suas propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias são muito eficazes no combate às gripes e outros males, proporcionando maior vitalidade. Já seu sabor levemente picante potencializa o sabor de muitas receitas e colabora para aquecer o corpo, principalmente em tempos frios.
Ginger, tradução de gengibre para o inglês, é o ingrediente de destaque da última receita deste quadro. Adicionado ao café com leite e combinado com a doçura do mel, dá à receita um gosto único e aromático.
Para fazer 1 caneca de Ginger Hot Latte, você vai precisar de:
• 80 ml de café;
• 60 ml de leite;
• 1 colher de chá de gengibre ralado;
• 1 ou 2 fatias finas de gengibre fatiado;
• mel a gosto. (Sugestão: 2 colheres de chá)
MODO DE PREPARO
1. Misture bem o gengibre ralado com o mel e o leite. Em seguida, aqueça.
2. Coloque a mistura em um copo ou caneca e derrame café quente por cima.
3. Decore com as fatias de gengibre, espetando-as no copo ou caneca.
Dica: É possível fazer com os mesmos ingredientes o chamado Ginger Coffee. Adicione 140 ml de café e a mesma quantidade de gengibre ralado. Recomenda-se tomar essa versão sem açúcar ou mel, por ser uma bebida mais madura.
Bom apetite!
Veja o vídeo ilustrativo:
Este conteúdo faz parte da série de posts relacionados a gastronomia criados para o #JHSPONLINE. Com consultoria de Kyoko Tsukamoto, proprietária do Café Sabor Mirai, e Telma Shiraishi, chef do Aizomê, toda semana receitas de origem japonesa serão publicadas.