ARTIGOS

Shunbun No Hi: O Equinócio de Primavera

No Japão, as estações do ano são bem marcadas e os equinócios de primavera e outono são datas especiais para os japoneses

Compartilhe

No Japão, é o momento de o inverno dar lugar à primavera

Neste ano comemorado no dia 20 de março, o equinócio de primavera (春分の日) é um feriado nacional no Japão e marca a transição de estações, em que o dia e a noite têm a mesma duração, e os dias frios dão lugar à primavera. A época é marcada pelo início da floração das cerejeiras (sakura), a partir das regiões mais ao sul do Japão, subindo para as áreas mais frias ao norte, até o mês de maio.

+ Conheça a Baika, a floração das ameixeiras que costuma ocorrer um mês antes da Sakura, embelezando ruas, parques e jardins com suas flores de tons brancos e rosados, e anunciando o fim do inverno

O início da primavera é uma oportunidade para refletir e honrar os antepassados

Além de marcar o início da mudança de estação, suscita também um momento de reflexão e respeito aos antepassados. Segundo a tradição budista, os três dias que antecedem e sucedem esse equinócio, totalizando um período de sete dias, recebem o nome de higan (彼岸), período que representa uma travessia para alcançar o mundo da iluminação espiritual. Por isso, nessa época costuma-se fazer visitas aos túmulos dos familiares e fazer oferendas aos antepassados.

Um ditado japonês diz “Com o equinócio do outono acaba o calor, com o da primavera o frio” (暑さ寒さも彼岸まで), mostrando o quanto as estações do ano são bem marcadas no arquipélago japonês e como os equinócios as influenciam.

+ Saiba mais sobre o Equinócio de Outuno Japonês, o Shuubun No Hi

No ano passado, a Japan House São Paulo lançou um filtro para o Instagram com o tema Sakura. Entre no clima da primavera, acesse o Instagram e faça uma publicação com o filtro do Instagram para celebrar essa data tão especial. 

Disponível apenas para celulares: Use o filtro da JHSP para o Instagram com o tema Sakura

Não esqueça de nos marcar! Assim conseguimos ver sua criatividade. :)

Leia mais sobre como os japoneses celebram as diferentes estações do ano:

Conheça o Setsubun, o dia que separa as estações

+ Os japoneses adoram comemorar o Hatsuhinode, o primeiro amanhecer do ano

+ 2021 é o Ano do Boi segundo o horóscopo japonês

+ O equinócio de outono também é uma data especial

Related Content

Voltar ao topo