Estádio Olímpico - Tóquio

Artigos

Episódio 1: O Legado de 1964 | Especial Tóquio – a 100 dias dos Jogos

Piti Koshimura, do blog Peach no Japão, explora a Zona do Legado, região que conta com instalações esportivas que abrigaram modalidades da edição de 1964 dos Jogos

Compartilhe

A 100 dias dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio

Para marcar a data, a JHSP apresenta a minissérie JHSPONLINE Especial Tóquio – a 100 dias dos Jogos, com vídeos mostrando como a cidade japonesa se encontra pouco mais de três meses antes de receber o maior evento esportivo do mundo - que tem início no dia 23 de julho.

O programa propõe um passeio por Tóquio trazendo curiosidades, preparativos, cotidiano e outras características dos bairros que receberão os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, explorando duas áreas principais: a Zona do Legado, região que conta com instalações esportivas que abrigaram modalidades da edição de 1964 dos Jogos; e a Baía de Tóquio, para onde a metrópole está se expandindo com a proposta de criar um legado. Apresentada por Piti Koshimura, produtora de conteúdo e autora do blog Peach no Japão, que vive na cidade há mais de um ano, a Especial Tóquio - a 100 dias dos Jogos, terá novos episódios nos dias 21 e 28 de abril.

Episódio 1: O Legado de 1964

O primeiro episódio, que explora a Zona do Legado, destaca as instalações usadas nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 1964, bem como o novo Estádio Olímpico, projetado por Kengo Kuma, que traz a tradição construtiva japonesa, de técnicas artesanais e elementos orgânicos para criar projetos inovadores - neste caso, com o uso de madeiras das 47 províncias japonesas. Tal espírito pode ser observado na JHSP, que também foi projetada por Kengo Kuma, em parceria com a FGMF Arquitetos.

Neste passeio, Piti mostra também o Ginásio Metropolitano de Tóquio, que abrigará as competições de Tênis de Mesa Olímpica e Paralímpica; o Ginásio Nacional Yoyogi, construído em pouco mais de um ano para receber jogos de basquete em 1964; o Parque Yoyogi, um dos principais legados de 1964, pois a área abrigava a Vila dos Atletas. A jornada passa ainda pelos famosos bairros de Harajuku e Shibuya, além de destacar parques e o transporte público da região.

Assista ao vídeo:

 

Leia outros artigos sobre os Jogos Olímpicos e os Jogos Paralímpicos: 

+ Como o Japão criou medalhas olímpicas a partir de celulares velhos

+ A tecnologia e sustentabilidade do uniforme olímpico japonês

+ Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio: a competição mais tecnológica da história

+ Da ficção científica à realidade: as tecnologias dos Jogos Olímpicos de Tóquio 1964

+ Os robôs nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos 

+ O universo esportivo do skate no Japão

Voltar ao topo