ARTIGOS

Fukubukuro: a Sacola da Sorte com Itens Surpresa Vendida no Japão

Você compraria uma embalagem sem saber o que tem dentro? No Japão, existe o costume de comprar sacolas surpresas logo após a virada de ano.

Fukubukuro (福袋), saco da sorte ou fortuna em japonês, trata-se de uma sacola, geralmente vermelha, com diversos itens aleatórios, dependendo do segmento da loja, comercializada por um preço significativamente barato. O desconto total dos artigos dentro de cada fukubukuro pode chegar a 80%, considerando o valor original de cada produto.

Diz-se que esta prática começou no final do período Meiji (1868-1912) com a famosa loja de departamentos Matsuya e a ideia se espalhou rapidamente por outras marcas no país. Procuradas especialmente nos primeiros dias de janeiro, as sacolas surpresa fazem parte da primeira liquidação do ano. Assim, as lojas abrem espaço para as novas mercadorias e dão vazão aos itens que não foram vendidos durante o ano anterior, tornando a compra das fukubukuro, que varia de US$2 a algumas centenas de dólares, praticamente uma tradição de Ano Novo no Japão.

Hoje, além da prática ter virado uma tendência nacional, as sacolas, que contam com o elemento surpresa e a emoção de não saber o que esperar de cada embalagem, causam um verdadeiro frenesi entre os consumidores, que ficam horas nas filas em frente às suas lojas preferidas, já que as vendas das fukubukuro são limitadas.

Conheça também outras tradições japonesas de Ano Novo:

O primeiro amanhecer do ano

A primeira refeição japonesa do ano

A sopa que dá sorte para o ano inteiro

As tradicionais decorações festivas de fim de ano

O costume japonês de enviar cartões de Ano Novo

O tradicional macarrão consumido na virada de ano

O popular bolinho de arroz que faz parte de todas as festas de fim de ano

 

Voltar ao topo