ARTIGOS

Hatsuhinode: o Primeiro Amanhecer do Ano

O hatsuhinode (初日の出), que literalmente significa “primeiro (hatsu) amanhecer (hinode)”, é um dos costumes do Ano Novo japonês.

Desde a Antiguidade, os japoneses acreditam que no primeiro dia do ano, uma divindade chamada Toshigami-sama (年神様) visita todos os lares ao amanhecer, levando fartura e felicidade para o próximo ciclo que se inicia. Assim, reverenciar o primeiro amanhecer do ano é uma forma de fazer votos à essa divindade.

Conheça as tradições decorativas do Ano Novo Japonês.

Acredita-se que o hatsuhinode se popularizou como costume entre a população no período Meiji (1868-1912), inspirado na antiga cerimônia Shihôhai (四方拝), em que o Imperador do Japão realizava uma reverência desejando fartura e bem-estar à nação ao amanhecer do primeiro dia do ano. Os japoneses consideram que fazer resoluções de ano novo durante o hatsuhinode é muito auspicioso e acordam bem cedo para apreciar o primeiro nascer do sol em praias ou em templos próximos das montanhas.

Saiba mais sobre a preparação do mochi, outro importante ritual do Ano Novo no Japão.

Uma palavra associada a esse costume é o goraiko (ご来光), que é o ato de contemplar o amanhecer de cima de uma montanha. Para os japoneses, quanto mais alta a montanha, maior a sorte obtida.

Algumas companhias aéreas oferecem voos exclusivos para quem quer fazer o hatsuhinode sobrevoando o famoso Monte Fuji. Até a Tokyo Sky Tree, segunda maior torre do mundo, abre em horário excepcional para a data, oferecendo um número limitado de ingressos. Esse costume é tão importante na cultura japonesa que muitos sites apresentam os melhores pontos para se apreciar o hatsuhinode em cada região do país, com o horário do amanhecer, garantindo que ninguém perca a hora.

Voltar ao topo