Artigos

Jankenpon: Conheça a História do Famoso Jogo "Pedra-Papel-Tesoura"

Compartilhe

Pedra-Papel-Tesoura

Quem nunca ouviu falar ou até mesmo jogou Jankenpon, conhecido no Brasil por "Pedra-Papel-Tesoura"?

No Japão, o Jankenpon é um jogo muito popular (existem até campeonatos), e é usado em diversas ocasiões para encontrar soluções para pequenos conflitos.

As primeiras referências deste jogo são encontradas em uma obra chinesa, chamada Wazuzu, de 1600 a.C. Só mais tarde, no século XVII, o jogo chegou ao Japão por meio de uma comunidade chinesa em Nagasaki.

No decorrer da história japonesa, é muito comum encontrar referências a sansukumi-ken, que em tradução livre significa ken (jogos de punho), san (três formas) e sukumi (impasse). O sansukumi-ken é como apresenta-se o conceito básico do jogo: três elementos em combate entre si.

Uma das primeiras variações, encontrada ao longo da história japonesa, é conhecida como mushi-ken, importado diretamente da China. No mushi-ken, o sapo (representado pelo polegar) vence a lesma (representada pelo dedo mínimo) que vence a cobra (representada pelo dedo indicador) que vence o sapo.

O Jankenpon como conhecemos, usando gestos para representar os elementos pedra, papel e tesoura, tornou-se comum na versão mais moderna do jogo, criada no final do século XIX, entre os períodos Edo e Meiji. Mas foi apenas no início do século XX, com a abertura do Japão para o Ocidente, que o jogo se difundiu para além do país, sendo jogado e reconhecido por quase todo o mundo.

Curiosidade

Se na primeira tentativa do jogo der empate, os adversários devem fazer outra disputa, mas dessa vez dizendo AIKO DESHOU!, que significa “foi empate, né!?”. Isso deve ser repetido até que saia um ganhador.

--

Célio Amino é nikkei e tem 50 anos. Começou na mágica aos seis, tornando-se mágico profissional aos 15 anos. Formado em física na USP, é fundador da Magicorp, empresa de ilusionismo da América Latina. Suas últimas produções cênicas são "Além da Mágica" (2007); "Certas Ilusões" (2017), espetáculo com mágica e novas tecnologias, inspirado na Física Moderna e "Wakatta" (2018). Atualmente cria números interativos e apresentações de mágica para eventos virtuais.

CONTATOS
LinkedIn: www.linkedin.com/in/celioamino
Instagram: @celioamino
Facebook: www.facebook.com/celioamino
Site: www.magicorp.com.br

Voltar ao topo