Judō em casa, com o atleta Daniel Hernandes

ARTIGOS

Judō em casa, com o atleta Daniel Hernandes

No Japão, o conceito do Budo fala sobre a prática de artes marciais modernas que, além de seus preceitos técnicos e de aprimoramento físico, possuem fortes raízes filosóficas e morais. Seus modos de conduta são transmitidos e perpetuados para desenvolver o corpo e a mente com a mesma importância, fruto de muita disciplina e dedicação.

Convidamos mestres dos esportes apresentados na exposição Dō: A Caminho da Virtude, que ficou em cartaz na JHSP em 2018, a compartilharem alguns movimentos simples que podem ser testados em casa, além de abordarem importantes aspectos filosóficos de cada modalidade.

O Judō é praticado em todo o mundo por homens e mulheres de todas as idades. Essa arte marcial moderna foi criada unindo treinamento físico e mental em um esporte competitivo, além de ter como um dos seus pilares uma filosofia de aperfeiçoamento pessoal do praticante.

O ensino do esporte, que tornou-se Olímpico em 1964, a partir dos jogos realizados em Tóquio, busca maximizar o poder do corpo e da mente para contribuir para o bem-estar do praticante. Sua técnica inclui a luta corpo a corpo e arremesso do oponente, e socos não são permitidos nos treinos, e nem nas competições.

Neste vídeo, o atleta Daniel Hernandes, medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos de 2003 e representante do Brasil nas Olimpíadas de Sidney (2000) e Atenas (2004), ensina alguns movimentos do Judō que podem ser feitos em casa.

Vamos praticar?

Daniel Hernandes
Instagram: @hernandesjudo

Voltar ao topo