Artigos

Kumiki: Conheça Este Trabalho em Madeira

Compartilhe

A madeira é um dos elementos fundamentais da arquitetura japonesa, tanto na tradicional quanto na contemporânea, sendo um material também muito explorado em áreas como o artesanato e o design, com técnicas aplicadas para distintas finalidades. Uma delas, por exemplo, é o kumiki (組み木), um conjunto de soluções em marcenaria criado pelos artesãos da cidade de Hida (Hida no Takumi), na província de Gifu, cujos ensinamentos têm sido passados há muitas gerações. 

Estes artesãos se aprofundaram no estudo das características de diferentes tipos de madeira e criaram uma variedade de marcenarias, cada uma com diferentes resistências estruturais e destinadas a usos específicos. Essa tecnologia, que foi sendo aprimorada ao longo do tempo, consiste na união de peças de madeira por meio de encaixes, possibilitando a formação de objetos tridimensionais. A técnica é utilizada desde a construção de edifícios até o desenvolvimento de objetos menores, como é o caso dos quebra-cabeças. 

Chidori-goshi é o nome do quebra-cabeça que apresenta um padrão determinado. É possível montá-lo alternando peças de madeira horizontais e verticais que criam uma treliça, semelhante a uma retícula ou a uma trama de grandiosa precisão.  

Veja a demonstração:

--
 
Conteúdo produzido por Japan House Los Angeles.

Voltar ao topo