Artigos

Mochi: o popular e versátil bolinho de arroz japonês

O preparo do mochi pelas famílias japonesas é um importante ritual social e comunitário e uma das tradições do Ano Novo no Japão

Compartilhe

A preparação do Mochi marca o Ano Novo japonês

Para as famílias japonesas, preparar e comer mochi é uma forma de ganhar a força advinda do arroz

O mochi-tsuki, a arte de bater o arroz para a realização do mochi, é um dos importantes rituais de preparação para o Ano Novo no Japão. Comumente, nos últimos dias do ano, as famílias se reúnem e todos participam de cada etapa da preparação.

O que é o mochi? 

Mochi é o nome dado ao bolinho de arroz glutinoso, uma das iguarias mais versáteis e populares do Japão. Para sua fabricação artesanal, o arroz, ainda quente e úmido, é colocado no usu, uma tigela grande feita de madeira ou pedra. Com a ajuda do kine, um martelo de madeira, o arroz é sovado até se tornar uma pasta. Normalmente, o kine é manuseado pelos homens da família, enquanto as mulheres ficam responsáveis por mexer e verificar o ponto da massa e finalizar os bolinhos.

Várias receitas podem ser preparadas com a massa de mochi pronto. Segundo a tradição japonesa, comer mochi representa ganhar a força advinda do arroz. Além disso, presentear amigos e familiares com mochi feito em família é um importante rito social e comunitário.

As celebrações de Ano Novo são muito importantes para a sociedade japonesa e, por isso, a Japan House São Paulo organizou diversos conteúdos especiais com essa temática. Fique de olho nas próximas novidades!

No vídeo de hoje, convidamos o chef pâtissier Cesar Yukio e sua família para demonstrar o preparo do mochi

Assista ao vídeo e delicie-se com as imagens da família Yukio!
 

 

Conheça também outras tradições japonesas de Ano Novo:

O primeiro amanhecer do ano

A primeira refeição japonesa do ano

A sopa que dá sorte para o ano inteiro

As tradicionais decorações festivas de fim de ano

O costume japonês de enviar cartões de Ano Novo

O tradicional macarrão consumido na virada de ano

 

Voltar ao topo