Correspondências Arquitetônicas: Brasil e Japão | Kengo Kuma

ARTIGOS

Movimentos Básicos de Karatê, com o Sensei Rogério Saito

No Japão, o conceito do Budo fala sobre a prática de artes marciais modernas que, além de seus preceitos técnicos e de aprimoramento físico, possuem fortes raízes filosóficas e morais. Seus modos de conduta são transmitidos e perpetuados para desenvolver o corpo e a mente com a mesma importância, fruto de muita disciplina e dedicação.

Convidamos mestres dos esportes apresentados na exposição Dō: A Caminho da Virtude, que ficou em cartaz na JHSP em 2018, a compartilharem alguns movimentos simples que podem ser testados em casa, além de abordarem importantes aspectos filosóficos de cada modalidade.

O karatê é uma arte marcial japonesa que não utiliza armas e tem grande popularidade em todo o mundo. A maior parte de seu treino envolve o kata, prática individual de padrões ensaiados, e o kumite, simulações ou lutas não competitivas com um parceiro.

Kata são sequências que envolvem combinações de socos, ataques e bloqueios, representando vários cenários de ataque e defesa. Ao praticar repetidamente, o corpo é fortalecido e um senso de perseverança é desenvolvido no praticante.

Já o kumite envolve dois praticantes cujo objetivo é acertar alvos designados no corpo do oponente. Esse tipo de treinamento desenvolve o conhecimento e a confiança para vencer adversidades, além de nutrir o espírito lutador.

Segundo estimativas, mais de 50 milhões de pessoas praticam o karatê no mundo. Em 2016, o esporte foi incluído como uma modalidade olímpica e será parte dos Jogos Olímpicos de Tóquio.

Neste vídeo, o sensei Rogério Saito, faixa preta, coordenador técnico da Federação Paulista de Karatê e técnico da Seleção Brasileira, ensina alguns movimentos básicos da modalidade e que podem ser reproduzidos em casa.

Vamos praticar?

Federação Paulista de Karatê
Site: www.fpk.com.br
Facebook: www.facebook.com/fpkbrasil
Instagram: @fpkbrasil

Voltar ao topo