ARTIGOS

Neko No Hi: O Dia do Gato no Japão

Neko no hi (猫の日), o Dia do Gato no Japão, é comemorado no dia 22 de fevereiro e foi criado em 1987 por um fabricante de ração para gatos.

A escolha desse dia se deu pela semelhança sonora entre a pronúncia do número 2 (em japonês, ni) e a onomatopéia japonesa para o miado dos gatos que é nyan (equivalente ao “miau” que usamos no português). Dessa forma, a data pode ser escrita como 22/2, ou seja, ni ni ni, que se assemelha a nyan nyan nyan, motivando a escolha desse dia para celebrar os gatinhos.

No Japão, eles são animais muito adorados e você pode encontrar diversas representações deles em ukiyo-e, mangás, animes e outras formas artísticas.

A importância dos gatos é tão grande que na cidade de Kagoshima, você pode encontrar um santuário xintoísta dedicado aos felinos. Eles são considerados também um símbolo de boa sorte, e em muitos estabelecimentos comerciais no Japão é possível encontrar um amuleto chamado de Maneki neko (招き猫), ou Gato da Sorte.

+ Aprenda a desenhar o sortudo Maneki Neko.

A data tornou-se tão importante que é comum marcas e empresas desenvolverem produtos especiais para o Dia do Gato. Na mostra 'Embalagens: Designs Contemporâneos do Japão', está exposta uma garrafa de água, da marca Suntory, feita especialmente para a data. As orelhas de gato na tampa tornam a garrafinha ainda mais bonita e prática para abrir.

+ Em complemento à exposição, tivemos uma palestra online com o designer Yoji Minakuchi, diretor de Criação da Suntory Communications Ltd. Confira!

Para celebrar o Dia do Gato, vamos fazer um gatinho de Origami? Não se esqueça de postar sua criação no Instagram e marcar a JHSP (@japanhousesp). Queremos ver sua obra de arte!

+ Gosta de Origami? Descubra também o passo a passo do famoso Tsuru.

Voltar ao topo