ARTIGOS

Obentô: A Conhecida e Nutritiva Marmita Japonesa

O obentô (お弁当) ou bentô, como é mais conhecido popularmente, é um tipo de marmita japonesa que pode ser levada para a escola, trabalho ou até mesmo em viagens e passeios. Dentro de uma caixa com divisórias, é possível organizar uma refeição completa e balanceada, composta por arroz e complementos diversificados, como legumes, conservas e proteínas.

A ideia do obentô surgiu no século XVI por conta da nobreza, que levava lanches em caixas especiais aos piqueniques realizados ao ar livre. Mas a tradição de carregar alimentos já existia desde o século XII: era comum viajantes levarem arroz desidratado para comer durante os percursos. Do Período Edo (1603 - 1868) em diante, a prática de preparar e carregar obentôs tornou-se muito popular e, atualmente, as refeições porcionadas podem ser encontradas em lojas de conveniência, estações de trem e restaurantes. No entanto, o mais comum é que os alimentos sejam preparados em casa, refletindo uma cultura familiar e caseira.

+ No vídeo de hoje, a chef Cristiane Sampei, proprietária da NaNa Ya Pâtisserie e ex-bolsista da JICA (Agência de Cooperação Internacional do Japão) nos ensina a fazer um obentô kyaraben*. Chame as crianças para a cozinha e divirtam-se preparando seus obentôs.

*Kyaraben (キャラ弁) é nome dado aos obentôs feitos com personagens kawaii (可愛い) termo japonês utilizado para descrever algo fofo, bonito. Para comemorar o dia das crianças, vamos aprender a fazer um obentô que tenha essas características de uma maneira criativa e divertida, estimulando-as a terem uma alimentação saudável e nutritiva. Chame as crianças para a cozinha e divirtam-se preparando seus obentôs.

NaNaYa Pâtisserie
Site: www.nanaya.com.br
Facebook: www.facebook.com/nanayabycris
Instagram: @nanayabycris

Voltar ao topo