Artigos

Oficina de Insetos Fantásticos

Conheça insetos japoneses e brasileiros e crie animais fantásticos e divertidos explorando a imaginação dos pequenos

Compartilhe

Mushitori (虫捕り): a busca por insetos em seus habitats naturais

Uma das atividades preferidas das crianças durante o verão é o mushitori (虫捕り), a busca por insetos em seus habitats naturais. Junto com seus pais, elas vão a parques e jardins em busca de insetos como cigarras, libélulas, borboletas, vaga-lumes, joaninhas e diversas espécies de besouros, como o famoso kabuto, o besouro rinoceronte japonês.

Conexão com a família, natureza e animais

Além de fortalecer os laços familiares, este evento pode ser muito rico na formação das crianças. Por meio da observação, elas são capazes de perceber semelhanças e diferenças entre as espécies, podem criar formas de catalogação e organização de cada uma delas, conhecendo onde e como vivem e se alimentam. Desse modo, acabam desenvolvendo um forte vínculo com a natureza e todas as suas criaturas.

Nesta oficina, o Coletivo Miudezas nos apresenta alguns insetos japoneses e brasileiros, e propõe a criação de insetos fantásticos e divertidos, explorando a imaginação dos pequenos.

Dê o play!

 

Apoio: Pilot Pen

--

Sobre o Coletivo Miudezas:

O Coletivo Miudezas cria ateliês itinerantes para aproximar crianças e adultos da natureza por meio da arte e da tecnologia. Criado em 2019, é formado por Julia Nowikow de Souza, Marina Rosenfeld Sznelwar e Thais Helena Caramico e já realizou projetos em centros culturais, como o Sesc e o Museu da Casa Brasileira, em espaços de arte e educação, como o Atelie Bináh e a Escola Alfa, e também em empresas, como o Google.

Conheça o trabalho: instagram.com/coletivo.miudezas

--

Veja também outras oficinas:

+ Oficina Pencil Rocket: Aprenda a Fazer Seu Próprio Foguete

+ Oficina de Fantoche de Oni: Confecção de Criaturas do Folclore Japonês

Voltar ao topo