Artigos

Conhecendo o Ofício do Vidro com Sugahara

Em entrevista, dois dos artesãos da empresa Sugahara Glassworks Inc. falam sobre processos de criação, potencialidades e dificuldades do trabalho com o vidro

Compartilhe

Edo Glass:
produção que destaca a tradição e a evolução do vidro e seu reflexo no cotidiano japonês

O projeto 'Sopros', que esteve em cartaz na JHSP entre dezembro de 2021 e março de 2022, trouxe peças contemporâneas japonesas de vidros soprados e destacava o Edo Glass, um estilo de produção típico de Tóquio, com um conjunto de técnicas específicas que é reconhecida pelo Ministério da Economia, Comércio e Indústria do Japão como um artesanato oficial do país. Cinco empresas especializadas e atuantes nesse setor exibiram suas criações com designs arrojados e que permitiam a compreensão de modos de vida nipônicos.

Conhecendo o Ofício do Vidro com Sugahara

A Sugahara Glassworks Inc., uma das empresas presentes na exposição, fundada em 1932, em Tóquio, concedeu uma entrevista à JHSP, na qual dois de seus artesãos, Momoko Kuwamasu e Kenji Matsuura, compartilharam sobre seus processos de criação, trabalho com o vidro e suas potencialidades e dificuldades.

Dê o play e confira:

#SoprosNaJHSP #VidrosNaJHSP #JapanHouseSP #JHSP

Sobre a Sugahara Glassworks Inc.

A fábrica japonesa reúne artesãos que utilizam técnicas e métodos de produção tradicionais japoneses para criar uma variedade de peças, atualizando-as para a vida e usos contemporâneos. “O vidro é vivo” e “Comunicar-se com o vidro” são expressões máximas da empresa, que possui mais de 4 mil itens em seu catálogo. Acesse e veja mais.

Sugahara Glassworks Inc.

 

Relembre o projeto:

Sopros
Voltar ao topo