ARTIGOS

Omiyage: as Famosas Lembrancinhas de Viagens e Visitas

O termo 'omiyage' é utilizado para designar os presentes de viagem oferecidos a colegas de trabalho ou a familiares que não puderam se juntar ao passeio

Compartilhe

Omiyage お土産

Omiyage (お土産) é um dos termos que compõem o amplo vocabulário da prática social japonesa de presentear. Essa palavra é utilizada para designar os presentes de viagem, oferecidos a colegas de trabalho ou a familiares que não puderam se juntar ao passeio.

+ Okurimono: conheça o costume japonês de presentear ao fazer visitas e viagens

É comum que sejam itens alimentícios, embrulhados individualmente, de forma que possam ser facilmente divididos entre os colegas. Muitas vezes são doces ou salgados típicos da região visitada e podem ser facilmente encontrados em lojas de souvenir, situadas em aeroportos e estações de trem. Assim, é possível comprar algo rapidamente antes do caminho de volta para casa.

Outro aspecto interessante do omiyage é que, muitas vezes, ele já é comprado embrulhado, pronto para ser presenteado. Todo esse cuidado também se relaciona com o termo tsutsumu, que em japonês significa "embrulhar" e que traduz nas embalagens o respeito e a consideração pela pessoa que irá receber o objeto.

Arroz de Wajima

Na exposição 'Embalagens: Designs Contemporâneos do Japão', por exemplo, é possível encontrar diversos itens considerados omiyage. Um exemplo marcante é o 'Arroz de Wajima'. Wajima é uma cidade localizada na província de Ishikawa, uma região famosa pela produção de arroz e, por esse motivo, nove famílias agricultoras de Wajima se uniram para a criação de um bela lembrança.

As embalagens criadas pelas famílias produtoras de arroz contam com ilustrações da paisagens da cidade, além de incluir mensagens das famílias e recomendações de acompanhamentos que combinam com o arroz presenteado para a preparação de uma bela refeição. Além de ser um item marcante de design, o Arroz de Wajima se tornou um presente inesquecível para aqueles que visitam a região presentearem familiares e amigos.

Omiyage banashi: contar histórias também pode ser uma forma de presentear

Outra curiosidade é que, em japonês, há a expressão 'omiyage banashi', que faz referência a relatos ou experiências de uma viagem a serem contados para terceiros. Podem ser desde experiências turísticas ou culinárias a aprendizados e novas descobertas, trazendo assim para seu ouvinte um pouco do que você viveu na viagem. Assim, dividir experiências vividas na jornada também pode ser considerado um presente a quem as ouve.

Leia mais sobre hábitos e costumes japoneses:

+ O mês de abril dá início a um novo ciclo no Japão

+ O equinócio de primavera é marcado pelo início da floração das cerejeiras

+ Os japoneses adoram comemorar o Hatsuhinode, o primeiro amanhecer do ano

+ 2021 é o Ano do Boi segundo o horóscopo japonês

Related Content

Voltar ao topo