ARTIGOS

Osechi Ryori: a Primeira Refeição Japonesa do Ano

As celebrações de Ano Novo são muito importantes para a sociedade japonesa, por isso, a JHSP organizou diversos conteúdos especiais com essa temática dentro do #JHSPONLINE. Neste vídeo, a chef Telma Shiraishi, do restaurante Aizomê, demonstra a montagem do prato conhecido como Osechi Ryori.

Leia também sobre o Hatsuhinode, o primeiro amanhecer do ano.

Como vimos ao longo do mês de dezembro, o primeiro dia do ano no Japão é marcado por diversas tradições e cerimônias que buscam trazer ao novo ciclo que se inicia muita alegria e boa sorte. Esses desejos são muitas vezes materializados por meio da comida, como é o caso da sopa Ozōni, que conhecemos na semana passada.

Aprenda a preparar o Ozōni, a sopa japonesa que é consumida nas festividades do Ano Novo.

Tradicionalmente, dia 01 de janeiro, em muitos lares japoneses come-se o Osechi Ryori ou Osechi, um prato muito colorido, que contém uma seleção de comidas variadas e com apresentação primorosa.

Cada ingrediente escolhido para compor o Osechi contém um significado especial e a seleção varia muito de acordo com as preferências da família ou de cada região. Mais comum, por exemplo, é a presença do Kuromame, a soja preta, que representa o desejo de vida longa e saudável. Já as ovas de arenque, conhecidas como Kazunoko, simbolizam a fertilidade e a prosperidade dos descendentes. As anchovas secas, cozidas com shoyu e açúcar, conhecidas como Tazukuri, traduzem, além do desejo por uma vida longa, o desejo de boas colheitas para o ano que se inicia.

Existem muitos outros itens com diferentes preparos que fazem parte dessa tradição nipônica. Pode parecer muito trabalhoso preparar uma refeição tão diversa, mas hoje em dia muitas lojas já vendem os ingredientes prontos. Assim, só é necessário montar o prato e desfrutar o dia de folga com a família e amigos, degustando uma deliciosa refeição.

Aprenda a fazer:

Voltar ao topo