ARTIGOS

Ozōni: a Sopa Japonesa Saborosa e Saudável

Na semana passada, aprendemos sobre o processo de preparação do mochi. E, hoje, falaremos sobre o Ozōni (お雑煮) , uma sopa que tem o bolinho de arroz glutinoso como principal ingrediente. No Japão, ela é consumida durante as festividades do Ano Novo. Essa tradição tem origem no século XV, quando o mochi era oferecido aos deuses na noite de Ano Novo e consumido em forma de sopa na manhã do dia seguinte.

Conheça as tradições decorativas do Ano Novo Japonês.

Ozōni, em japonês, significa “vários ingredientes cozidos juntos”. Além do já mencionado mochi, cada região do Japão apresenta uma variedade de alimentos que são cozidos no caldo dashi, como vegetais, algas, frango, peixe ou frutos do mar.

Saiba como preparar o dashi, o caldo base para muitas receitas japonesas.

Popularmente, diz-se que se pode saber de que local do arquipélago nipônico cada família tem origem simplesmente perguntando quais ingredientes estão presentes em seu ozōni. Mais do que precisão culinária, o importante é criar uma sopa saborosa e saudável, de fácil digestão, que alimenta bem todos os membros da família e também garante saúde e boa sorte para todos no ano que se inicia.

Aprenda a fazer o Toshikoshi Soba, outra receita tradicional do Ano Novo japonês.

No vídeo de hoje, a chef Telma Shiraishi, do restaurante Aizomê, convidou o chef Fernando Kuroda para fazer a receita do Ozōni - preparado na academia de Sumô Tamanoi-beya, da qual Kuroda fazia parte quando morou no Japão.

Assista:


*A chef Telma Shiraishi servirá o Ozōni, esta tradicional sopa da sorte, na unidade dos Jardins e da JHSP e o kit Ozōni para pedido via delivery durante alguns dias do mês de janeiro. Confira mais informações sobre datas e valores:

  • Delivery | Kit para Ozōni (serve até 5 pessoas - R$65): dashi tradicional ou vegetariano, gobo, cenoura, acelga, horenso, shiitake, cebolinha e myoga para finalizar. Enviado, junto aos ingredientes, o passo a passo para finalizar o Ozōni em casa.

Pedidos para delivery de 2 a 10 de janeiro: Telefone: (11) 2222-1176 | Whatsapp: (11) 97247- 3862 | Site: aizome.com.br/delivery | Ifood

  • Salão Jardins ou JHSP (prato individual - R$18): dashi tradicional ou vegetariano, gobo, cenoura, acelga, horenso, shiitake, cebolinha e myoga para finalizar.

Unidade Jardins: de 4 a 10 de janeiro | Unidade JHSP: de 5 a 10 de janeiro

Voltar ao topo