Pencil Rocket

Artigos

Oficina Pencil Rocket: Aprenda a Fazer Seu Próprio Foguete

O primeiro projeto espacial japonês, o Pencil Rocket, tinha apenas 23 cm de comprimento, 1,28 cm de diâmetro e pesava apenas 200g

Compartilhe

O céu é o limite?

Por muito tempo, as viagens espaciais pareciam algo que só poderia acontecer nas histórias de ficção científica, as pessoas voltavam seus olhos para o céu e imaginavam um dia alcançá-lo.

Professor Hideo Itokawa: o "pai do desenvolvimento espacial japonês"

Em 1954, no Japão, o professor Hideo Itokawa fundou um grupo de pesquisa de aerodinâmica na Universidade de Tóquio, dando início ao desenvolvimento da história da exploração espacial do Japão. Um de seus primeiros projetos, foi o Pencil Rocket, com apenas 23 cm de comprimento, 1,28 cm de diâmetro e pesando apenas 200g, e tinha como objetivo estudar, primeiramente, a engenharia e os aspectos aerodinâmicos da construção dos foguetes, abrindo a porta para os futuros avanços da engenharia espacial japonesa.

Mesmo que ainda não de forma vertical, seu primeiro lançamento ocorreu no dia 12 de abril de 1955, sendo esse o primeiro passo dado pelos japoneses rumo ao espaço, e o professor Hideo Itokawa ficou para sempre conhecido como “o pai do desenvolvimento espacial japonês”.

DIY: Oficina Pencil Rocket - O Foguete Japonês

Inspirada por esta história, pela Semana Espacial Brasil-Japão e pelo Dia Mundial da Astronomia, comemorado em 8 de abril, a Japan House São Paulo convidou a artista Estéfi Machado para ensinar como fazer seu próprio Pencil Rocket utilizando materiais encontrados em casa.

Pencil Rocket por Estéfi Machado
Pencil Rocket por Estéfi Machado

Prontos para decolar nesta viagem?

3… 2… 1… preparem seus foguetes e nos marquem nas suas criações!

Assista:

 

Sobre a artista Estéfi Machado

Estéfi Machado é mãe do Teo, designer, crafiteira, cenógrafa, fotógrafa, escritora e autora de um blog que há 8 anos compartilha ideias de brincadeiras entre adultos e crianças para inspirar os pais a se conectarem com seus filhos através do Brincar. Também tem outro filho: é autora de O Livro da Estéfi, pela Companhia das Letrinhas. Pregadora do Brincar, Estéfi acredita que a brincadeira pode salvar o mundo.

 

Confira outras atividades para fazer em casa:

Encadernar livros é uma tradição japonesa. Aprenda a fazer suas próprias capas!

Aprenda a fazer um Furin, o sino dos ventos japonês

Que tal fazer boencos de papel?

Aprenda a fazer uma caixinha de origami

Voltar ao topo