Chef Telma Shiraishi em meio às mesas e cadeiras de madeira no seu restaurante Aizomê, da Japan House São Paulo.

Artigos

Série sobre Culinária Japonesa com Telma Shiraishi

A série de vídeos, inspirada na 2ª temporada do Podcast Japan House SP, apresenta receitas feitas pela chef Telma Shiraishi

Compartilhe

Ao longo de março e abril de 2021, a Japan House São Paulo lançou a 2ª temporada do Podcast Japan House SP, dedicado à culinária japonesa.

Com inspiração nos oito episódios desta temporada, a série de vídeos 'Culinária Japonesa', desenvolvida em parceria com Telma Shiraishi, chef do restaurante Aizomê e Embaixadora da Boa Vontade da Difusão da Culinária Japonesa, foi lançada com o propósito de ilustrar o conteúdo, as receitas e os ensinamentos do podcast.

Confira:

EP. 01 | CORTES

 

Neste episódio, a chef Telma Shiraishi apresenta alguns utensílios de corte e seus usos, enquanto ensina o preparo, corte e apresentação de um sashimi de pargo, mostrando como reaproveitar todas as sobras dos ingredientes utilizados em uma receita de kabutoni, um caldo rico e aromático feito a partir do cozimento da cabeça do peixe.

EP. 02 | FERMENTAÇÃO

 

Aprenda as receitas do tradicional caldo missoshiru e de um dos acompanhamentos essenciais das refeições básicas do Japão, o tsukemono, nome que designa uma variedade de conservas feitas no país. Ambos os preparos utilizam os princípios da fermentação e estão presentes cotidianamente na alimentação da população.

+ Acesse a receita

EP. 03 | COZIMENTO LENTO

 

A chef Telma Shiraishi ensina o sukiyaki, uma das mais conhecidas receitas desse estilo de cozinha, que proporciona uma grande experiência ao paladar, já que inclui diferentes texturas e sabores, além de ter grande valor nutricional.

Acesse a receita

EP. 04 | COZIMENTO RÁPIDO

 

Neste vídeo, a chef Telma Shiraishi ensina sua receita de karaage e como combiná-lo com outros petiscos e com bebidas.

Acesse a receita

EP. 05 | TEMPEROS

 

Aprenda a preparar um furofuki daikon, prato cujo ingrediente principal é um nabo cozido de textura macia, servido com o molho tamamiso. Sua preparação é uma incursão por sabores de extrema importância na gastronomia japonesa, como é o caso do dashi, um dos caldos básicos japoneses, feito a partir de ingredientes secos que liberam seu sabor quando imersos na água, mantendo uma peculiar leveza, além de ser muito equilibrado.

Acesse a receita

EP. 06 | COMPOSIÇÃO

 

Conheça exemplos de montagem e apresentação a partir de um menu omakase de soba, com o zaru soba como estrela principal e muitos acompanhamentos para serem apreciados.

Acesse a receita

EP. 07 | INFUSÕES

 

Telma Shiraishi, chef do restaurante Aizomê, traz informações sobre as variedades de chá verde e ensina o preparo de uma degustação cotidiana de matcha, além de dois tipos de ochazuke embebidos em diferentes infusões. 

Acesse a receita

EP. 08 | INOVAÇÃO

 

Aprenda um preparo inspirado no kuri gohan, o arroz japonês com castanhas portuguesas (kuri). No Japão, kuri tornou-se um alimento altamente adaptável com cor, sabor e aroma muito ricos, sendo reconhecido como um símbolo do outono do país e consumidos de diversas maneiras - torrados, cozidos no vapor, com arroz, junto de doce de feijão, cristalizadas com purê de batata doce e até em formato de bolinhos.

Acesse a receita

Gostou?

+ Maratone a 2ª temporada do Podcast Japan House SP

Voltar ao topo