ARTIGOS

Shiritori: O Popular Jogo Japonês de Palavras

Shiritori (しりとり) é um jogo de palavras japonês muito popular, que pode ser jogado com toda a família. Ele é muito simples: são necessários pelo menos dois jogadores e atenção para lembrar de palavras diferentes. Pode ser jogado a qualquer hora e em qualquer lugar. Além de ser um excelente passatempo, também é bastante útil para quem estiver aprendendo a língua japonesa, pois estimula a memorização do hiragana e katakana – os alfabetos fonéticos utilizados no Japão, cujas letras representam sempre sílabas.

Seu nome vem da frase Shiri wo Toru” (尻 を 取 る), que pode ser traduzida como “tirar a cauda” (ou “tirar a parte traseira”), que é exatamente o que é feito nesta brincadeira. Os jogadores se revezam dizendo palavras que começam com a última sílaba da palavra dita pelo jogador anterior e o jogo termina se um participante escolher uma palavra que é finalizada com o kana N (ん), porque não existe nenhum termo que comece com esta letra na língua japonesa.

O jogo também pode ser jogado em português seguindo estas regras básicas:

• Duas ou mais pessoas se revezam para jogar;
• Cada jogador deve dizer uma palavra que comece com a sílaba final da palavra anterior;
• Apenas substantivos são permitidos;
• As palavras não podem ser repetidas;
• A rodada acaba quando não for possível formar uma nova palavra com a sílaba final da última palavra dita, por exemplo: maçã, colher, caminhão.

É possível criar também outras regras para deixar o jogo ainda mais interessante. Por exemplo, só podem ser falados nomes de comidas, animais e por aí vai. Basta usar a criatividade.

O jogo pode ser uma forma muito divertida de ensinar as crianças a fazer a divisão silábica, além de estimular o desenvolvimento do vocabulário.

Junte a família e os amigos e divirta-se jogando o Shiritori!

Voltar ao topo