Sumiê, com Lúcia Hiratsuka

Artigos

Sumiê, com Lúcia Hiratsuka

Compartilhe

Sumiê (墨絵) é uma técnica de pintura surgida na China no século II e introduzida no Japão por monges budistas, durante o século XIV. Esse estilo de pintura simples e elegante foi muito difundido no país, estabelecendo-se como uma arte típica japonesa.

Na pintura sumiê, os objetos são retratados a partir de sua essência, com formas reduzidas e simplificadas. A técnica tradicional utiliza somente a tinta preta, à base de carvão, de pigmentação bastante concentrada. As pinceladas escuras, com traços rápidos, geram grande contraste sobre o papel branco, e a variação de pressão do pincel cria linhas mais finas ou mais grossas, refletindo a inspiração do artista enquanto pinta e tornando cada resultado em algo único.

Lúcia Hiratsuka é ilustradora e autora de livros infantis. Neta de imigrantes japoneses, nasceu no interior do Estado de São Paulo. Muitas de suas histórias são inspiradas por aquelas contadas por sua avó, na sua infância no sítio Asahi. A técnica sumiê utilizada por Lúcia neste vídeo é a mesma presente no livro “Chão de Peixes”, lançado pela editora Pequena Zahar e vencedor do Prêmio Jabuti e do prêmio da Biblioteca Nacional em 2019.

Site: www.luciahiratsuka.com.br

Voltar ao topo