ARTIGOS

Toshikoshi Soba: O Tradicional Macarrão Consumido na Virada de Ano Japonesa

O soba (そば) é um tipo de massa muito popular no arquipélago nipônico. Feito a partir de trigo sarraceno, ele possui uma tonalidade mais escura e acinzentada, que deriva da casca do cereal. É cortado em tiras finas e pode ser servido quente ou frio, sendo apreciado igualmente das duas maneiras.

Diz-se que o soba é originário da China e foi introduzido na gastronomia japonesa ainda no final do período Jomon (10.000 a.C. - 300 a.C.). Quanto ao cultivo do trigo sarraceno e produção de sua farinha, existem registros que datam do período Nara (710 d.C. – 794 d.C.). Com uma antiga história, muitas simbologias e receitas foram desenvolvidas acerca desse alimento.

Toshikoshi” significa atravessar ou saltar o ano que se encerra para o seguinte, sendo assim, o toshikoshi soba é um macarrão muito especial e tradicionalmente consumido nas celebrações de Ano Novo. Comumente, na virada do ano, as famílias reúnem-se e desfrutam desse prato, desejando que suas vidas e as de seus familiares sejam longas, como os fios compridos do soba. Pedem também para que a sorte seja duradoura e para que consigam ser tão resilientes quanto o trigo sarraceno, que sobrevive mesmo em condições adversas severas.

No vídeo de hoje, a chef Telma Shiraishi, do restaurante Aizomê, convidou o chef Takaaki Yasumoto, do tradicional restaurante Yakitori para preparar o soba.

Ao longo das próximas semanas, mais pratos tradicionais como esse e informações sobre as comemorações de final de ano no Japão serão abordadas. Esperamos que aproveitem!

--

- O restaurante Aizomê está de portas abertas para almoço na Japan House São Paulo, segundo um rígido protocolo sanitário.

- Já que estamos falando de trigo sarraceno, você conhece a história por trás dos pães japoneses?

- Aprenda a preparar o Dashi, o caldo básico de muitas receitas japonesas.

Voltar ao topo