Cinco pessoas caminhando em uma trilha na natureza, com diversas árvores ao redor.

Artigos

Trekking e Corrida nas Províncias Japonesas

Conheça alguns dos melhores cenários para a prática desses esportes no Japão

Compartilhe

Os Jogos de Tokyo 2020 já acabaram, mas o Japão continua oferecendo paisagens incríveis e estrutura para a prática de esportes, entre eles o Trekking e a Corrida.

Conheça mais sobre eles:

Banner informativo: Trekking e Corrida nas províncias japonesas. À direita, foto de cinco pessoas caminhando em uma trilha na natureza, com diversas árvores ao redor.

Trekking no Japão

O arquipélago japonês se estende por cerca de 3.000 km de norte a sul ao longo de um cinturão vulcânico e cerca de 70% do país é montanhoso. O país possui características topográficas dinâmicas, incluindo montanhas, florestas, lagoas, pântanos, vulcões e costas, bem como uma grande variedade de flora e fauna, tornando-o um paraíso para os trekkers.

Onde praticar?

Monte Fuji, Província de Shizuoka

Monte Fuji em tons de azul, com céu rosado ao fundo.
Monte Fuji

O icônico Monte Fuji é a montanha mais alta do Japão, com altitude de 3.776 m. É também uma montanha sagrada e registrada como Patrimônio Mundial. Existem quatro rotas principais começando em elevações de 1.440 m até a quinta estação a 2.380 m. As mais populares são a Trilha Fuji Yoshida no lado Yamanashi, com muitas cabanas e banheiros ao longo do caminho, e a Trilha Fujinomiya no lado Shizuoka, que começa na elevação mais alta.

A província de Shizuoka, além de contar com a vista exuberante do Monte Fuji, também proporciona uma vista para o Pacífico e para os campos de chá do Planalto de Nihondaira. Sem deixar de mencionar as praias de areia branca e as águas cristalinas da Península de Izu.

A região também possui dois dos três principais resorts onsen do Japão, em Atami e Ito e na parte cultural, importantes museus de arte e o Castelo de Sunpu.

Cordilheira Shirakami Sanchi, Províncias de Akita e Aomori

Shirakami Sanchi. Foto de uma trilha no meio da floresta verde.
Shirakami Sanchi

Shirakami Sanchi é um Patrimônio Mundial da Humanidade que se estende por Akita e Aomori. É uma das maiores extensões de florestas virgens do mundo e, embora algumas partes do local tenham sido deixadas completamente intocadas para preservá-lo para as gerações futuras, ele é configurado com várias trilhas para caminhadas leves e escaladas.

O percurso panorâmico de 1,5 horas passa pelas florestas ao redor dos Lagos Juniko, e outros percursos incluem trilha de 5 horas, ou 8 horas até o cume do Monte Shirakami (1.232 m).

Na província de Akita há diversos atrativos, como as ruínas do Castelo de Kubota e a florada sazonal no Parque Senshu, além do Museu de Arte Akita construído pelo renomado arquiteto japonês Ando Tadao e com obras de Leonard Foujita. E a cidade ainda conta com um pitoresco festival de verão, o Akita Kanto Matsuri.

Já em Aomori, as ruínas antigas e os grandes templos, santuários e castelos dão esse toque cultural a esta província. E o Aoni Onsen, um resort remoto de águas termais com um ryokan tradicional iluminado apenas por lanternas a gás.

Leia mais sobre Shirakami Sanchi

 

Corrida no Japão

Correr é um esporte popular em que qualquer pessoa pode entrar facilmente. Muitas pessoas correm em cidades e parques para cuidar da saúde, e cursos de corrida estão sendo organizados ao longo de litorais pitorescos, margens de rios e cidades históricas ao redor do Japão. A Maratona de Tóquio, por exemplo, tem o maior número de participantes, seguida pela Maratona de Osaka e Maratona de Naha. Há também muitos outros eventos divertidos realizados em todo o Japão, dando a oportunidade de conhecer os habitantes locais e experimentar a comida e cultura regional. Então, calce seus tênis de corrida e corra o quanto quiser!

Das quatro estações, os dias ensolarados de inverno são a melhor época para correr no Japão. É possível correr longas distâncias sem ficar muito exausto no inverno, mas tome cuidado para não negligenciar a hidratação por causa do tempo seco. Já no verão, os níveis de umidade podem subir para mais de 90%, então é melhor correr no início da manhã ou à noite. Fique atento também aos tufões e chuvas repentinas que ocorrem no verão.

Onde praticar?

Yokohama/Minato Mirai – Província de Kanagawa

Minato Mirai, vista da cidade portuária de Yokohama com prédios no horizonte em pôr do sol, com céu azul.
Minato Mirai

A área de Minato Mirai na cidade portuária de Yokohama fica a 30 minutos de trem do centro da cidade de Tóquio. As fantásticas vistas para o mar o tornam um ótimo lugar para correr. Além das instalações portuárias, há parques e passeios à beira-mar, além de diversos cafés e lojas. Caso esteja planejando fazer uma corrida leve de 1-2 km, dê uma volta ao redor do Harbor View Park ou do Yamashita Park. Para uma corrida mais longa, faça o percurso de 5 km que começa no Parque Yamashita e o leva para o norte em direção ao Cais de Shinko. Aproveite para conhecer alguns dos locais mais icônicos de Yokahama, como o Red Brick Warehouse, que foi convertido em uma instalação comercial, o Cup Noodle Museum e a gigantesca roda-gigante no parque de diversões Cosmo World.

Mais ao norte do Cais de Shinko, há um percurso de corrida de 10 km com vista para a área da baía, passando por parques como o Rinko Park e o Takashima Waterfront Park. A estação mais próxima do ponto de partida (o Parque Yamashita) é a Estação Motomachi-Chukagai na Linha Minato Mirai.

Yokohama é uma cidade vibrante e moderna, que mistura a tradição japonesa com a chinesa e a ocidental. Seja para saborear uma deliciosa culinária, mergulhar na cultura e na história ou contemplar vistas espetaculares, esta cidade no Japão oferece opções para todos.

Conheça as lojas e restaurantes Chinatown de Yokohama, a paisagem urbana imponente durante o dia e deslumbrante à noite. Sem esquecer das espetaculares iluminações de inverno no Lago Sagami.

Hiroshima – Província de Hiroshima

Parque do Memorial da Paz. Foto da margem de um rio com árvores com folhagens verde e amarela e céu azul.
Parque do Memorial da Paz

Hiroshima, uma “Cidade Internacional da Paz e Cultura” está repleta de locais pitorescos e históricos, tornando-a um ótimo lugar para correr. Comece sua corrida no simbólico Parque do Memorial da Paz e faça paradas no Castelo de Hiroshima e em um jardim japonês.

A primeira metade da rota o leva ao longo do rio com a Cúpula da Bomba Atômica à vista. Depois de passar pelo Parque Central de Hiroshima, você será saudado com a vista majestosa do Castelo de Hiroshima à sua direita - o castelo foi originalmente construído no século 16 e o ​​edifício existente é uma versão restaurada.

Corra ao longo do fosso antes de fazer uma visita ao Jardim Shukkeien, onde é possível desfrutar de um lago com carpas, flores de cerejeira, flores de ameixa, folhagem de outono e outras riquezas sazonais. Na segunda metade da corrida, desça ao longo do rio Kyobashi, que corre próximo ao jardim; e a etapa final do percurso envolve o extenso Boulevard da Paz até chegar de volta ao Parque Memorial da Paz, cobrindo uma distância total de cerca de 10 km. É um percurso urbano agradável, com a maior parte percorrendo rios e parques.

A cidade de Hiroshima é um excelente local para fazer trilhas por florestas densas e desfrutar das águas termais naturais. Conheça cidades pitorescas, como Onomichi e Tomonoura, ou aproveite as praias douradas, as ilhas do Mar Interior de Seto e o icônico Itsukushima em Miyajima – o santuário flutuante com um portão vermelho no mar. A cidade também é famosa por suas saborosas panquecas okonomiyaki, o anago ou as enguias marinhas e outras delícias culinárias.

 

Leia também:

Caiaque e Canoagem nas Províncias Japonesas

Surf, Rafting e Remo nas Províncias Japonesas

Voltar ao topo