Mônica e Cebolinha, personagens da Turma da Mônica, com chapéu amarelo e mochila nas costas, caminhando em um gramado verde com um rio ao fundo

Artigos

Turma da Mônica e a Escola no Japão

A JHSP te convida a conhecer mais sobre a cultura japonesa a partir de uma aventura com a Turma da Mônica

Compartilhe

Turma da Mônica e a Escola no Japão

Criada pelo Estúdio Mauricio de Sousa Produções, a cartilha “Turma da Mônica e a Escola no Japão”, lançada em 2017, visa ajudar na adaptação de famílias estrangeiras vivendo no Japão, fazendo com que se aproximem dos costumes e acompanhem o dia a dia no país nipônico.

Como é a vida em um país novo com uma cultura diferente?

Na cartilha pode-se conhecer mais sobre o cotidiano das crianças no percurso de ida e volta da escola, algumas práticas comuns dos alunos japoneses, regras de etiqueta e muito mais. Além disso, há diversas palavras em japonês relacionadas ao universo escolar, auxiliando a compreensão e aprendizado de um novo idioma.

Estamos muito felizes em disponibilizar esta cartilha para vocês.

Arigatou gozaimasu,
Japan House São Paulo e Mauricio de Sousa Produções.

Este e outros projetos de Mauricio de Sousa estão em exposição virtual na Embaixada do Brasil em Tóquio, que pode ser visitada até o dia 25 de junho.

+ Saiba mais! https://mspjapan.co.jp/event2021

Leia em português:

 

Leia em japonês:

 

Leia em espanhol:

 

Leia em inglês:

 

--

Sobre:

O brasileiro que conquistou crianças em todo o mundo

Retrato de Mauricio de Sousa, vestindo uma camisa polo azul clara, sorrindo para a câmera. O fundo da imagem é cinza.
por Marcio Ribeiro

Mauricio de Sousa, criador de personagens de quadrinhos que já passaram por cinco gerações, desde que começou sua carreira em 1959 no jornal Folha da Manhã, tem cerca de 10 milhões de leitores mensais somente no Brasil. Hoje tem o maior estúdio de histórias em quadrinhos e animação da América Latina, publica mensalmente cerca de 15 títulos de revistas, mais de 100 títulos de livros anuais, produz shows e eventos com os personagens ao vivo pelo país todo, desenhos animados pelo mundo e licencia suas criações para mais de 150 empresas que produzem cerca de 4.000 produtos.

Considerado em seu país como um dos principais ícones das áreas de diversões e cultura, é o primeiro desenhista de quadrinhos no mundo a entrar em uma academia de letras – Academia Paulista de Letras, por sua história e criações. Em 2007 o UNICEF nomeou a personagem Mônica como embaixadora da entidade a nível mundial. Pela primeira vez um personagem de histórias infantis recebe esse título, e o seu criador, Mauricio de Sousa foi nomeado Escritor para Crianças do UNICEF, na mesma cerimônia. A mesma personagem também foi nomeada embaixadora da Cultura e Turismo do Brasil.

Por seu trabalho na área social recebeu a Medalha e certificado de Campeão de Saúde das Américas da PAHO (Organização Pan-Americana da Saúde), pela valiosa contribuição para as campanhas de promoção da saúde e para a melhoria da qualidade de vida das populações das Américas, Washington, 2002.

Com seus personagens já publicados ou veiculados por mais de 80 países nesses 61 anos de produção, também foi laureado em países como Itália, Portugal, China, África do Sul, Japão, Coréia do Sul e Alemanha entre outros. Nos EUA proferiu palestras sobre sua trajetória na Universidade de Harvard.

Não é por acaso que em pesquisa encomendada em 2012 pelo Instituto Pró-Livro com crianças e jovens estudantes brasileiros, Mauricio de Sousa foi indicado como o sexto escritor mais admirado no país. São 66 anos de trabalho e 85 anos de vida levando diversão e informação para milhares de crianças, jovens e adultos.

--

Leia também:

+ Turma da Mônica: Brasil e Japão, 110 anos de amizade

 

Logo Mauricio de Sousa Produções
Voltar ao topo