ARTIGOS

Undokai: O Evento Anual Japonês de Jogos e Atividades Lúdicas

O Undokai (運動会) é um evento japonês poliesportivo muito aguardado em todos os anos e significa, literalmente, “reunião/ encontro de exercícios”. Normalmente, esse dia de jogos e atividades acontece próximo ao Dia dos Esportes (Taiiku-no-hi) - que ocorre na segunda semana do mês de outubro.

É comum todos os participantes (alunos, professores, pais e até mesmo os diretores escolares) dedicarem-se à produção do encontro que, geralmente, ocorre nas escolas japonesas, devido aos amplos espaços abertos. Essa preparação, que acontece ao longo de meses, é parte essencial do Undokai, já que ajuda a estreitar os laços familiares e comunitários, criando uma atmosfera divertida e amigável.

O evento não está ligado a nenhuma modalidade esportiva específica, nem visa criar um ambiente puramente competitivo. De certo modo, é parecido com o formato de uma gincana, onde os participantes realizam provas e acumulam pontos, divertindo-se ao lado dos parentes e amigos. Reunindo diversos jogos diferentes, o Undokai busca ressaltar o trabalho em equipe e os aspectos lúdicos das atividades.

As crianças são divididas em dois grandes grupos para realizarem as atividades que são, em sua maioria, também conhecidas no Brasil:

Corrida da colher com ovo: o percurso é realizado com um ovo em uma colher equilibrados pela boca, sem deixar o ovo cair;
Corrida de saco: o percurso é realizado pulando com as pernas dentro do saco;
Corrida de três pernas: o percurso é feito em duplas, com uma das pernas amarradas juntas (por ex. a perna direita de um participante com a perna esquerda de outro);
Corrida do cálculo: no percurso, o participante deve resolver uma questão matemática simples;
Corrida da garrafa: no percurso são colocadas garrafas PET que devem ser pescadas usando varas com barbante e um prego na ponta.

+ Que tal organizar seu próprio Undokai? Use a criatividade, adapte as brincadeiras para espaços menores e crie um pequeno percurso.

Voltar ao topo