ARTIGOS

Yokai | Kappa: A Criatura com Tamanho de Criança e Casco de Tartaruga

Nos últimos anos, o conhecimento sobre os yokai tem se difundido por todo o mundo por meio da cultura pop, atraindo curiosos de todas as idades. Yokai, em japonês, pode indicar qualquer fenômeno inexplicável. Historicamente, seu conceito está associado a narrativas populares, como lendas e mitos, muitas vezes parte de crenças locais de vilarejos e cidades por todo o Japão. Acredita-se que o termo foi criado para explicar de forma mística ou sobrenatural o que muitas vezes era inexplicável, como fenômenos naturais e casualidades.

Devido à atual popularização dos yokai por meio de personagens de desenhos animados e jogos eletrônicos, muitas pessoas os relacionam a criaturas assustadoras ou fantasmagóricas. Mas é importante lembrar que esse termo não deve ser associado necessariamente a algo ruim. As narrativas de cada ser sobrenatural podem variar muito, existindo múltiplas versões e interpretações tanto de suas aparências quanto de suas personalidades, que vão de impiedosas a doces e até divertidas.

Parte do folclore japonês, os yokai também podem assumir diferentes formas e atuar de maneiras distintas de acordo com a situação. Elementos da natureza, da fauna e da flora ganham destaque e podem ser compreendidos como criaturas mágicas. Alguns yokai se aproximam também da forma humana. O Kappa (カッパ), por exemplo, é uma criatura muito popular por todo o Japão e sua lenda varia em diferentes regiões. Pode ser retratado tanto como uma criatura ameaçadora ou como um ser que ajuda humanos e os protege.

Suas características são bem marcantes: descrito normalmente com um corpo do tamanho de uma criança, mas muito forte. O Kappa habita lagos e rios, portanto, possui adaptações físicas para viver na água, como dedos unidos por membranas e um casco nas costas, que se assemelha ao de uma tartaruga. Por último, uma característica interessante é que no topo de sua cabeça, está presente um orifício em formato de tigela, que sempre deve estar cheio de água. Se ele se esvazia, diz-se que o Kappa perde suas forças.

O alimento preferido do Kappa é o pepino e uma das formas de conseguir sua simpatia é oferecer essa iguaria. Apesar de ser visto por muitos como arteiro, em algumas regiões do Japão, o Kappa é também conhecido por proteger as pessoas. Em Tóquio, por exemplo, sua lenda conta que alguns kappa ajudaram a construir uma barragem para impedir que casas fossem tomadas por inundações. Como agradecimento, os habitantes da região de Asakusa construíram um templo dedicado a essas criaturas.

Leia mais sobre outros yokai: Kodama, Kitsune, Tanuki, Baku e Karakasa.

Voltar ao topo