ARTIGOS

Yokai | Kitsune: A Raposa Mística do Folclore Japonês

Nos últimos anos, o yokai tem se difundido por todo o mundo por meio da cultura pop, atraindo curiosos de todas as idades. Yokai, em japonês, pode indicar qualquer fenômeno inexplicável. Historicamente, seu conceito está associado a narrativas populares, como lendas e mitos, que geralmente tem origem em crenças locais de vilarejos e cidades por todo o Japão. Acredita-se que o termo foi criado para explicar de forma mística ou sobrenatural o que muitas vezes era inexplicável, como fenômenos naturais e casualidades.

Devido à atual popularização dos yokai por meio de personagens de desenhos animados e jogos eletrônicos, muitas pessoas os relacionam à criaturas assustadoras ou fantasmagóricas. Mas é importante lembrar que esse termo não deve ser associado necessariamente a algo ruim. As narrativas de cada ser sobrenatural podem variar muito, existindo múltiplas versões e interpretações, tanto de suas aparências quanto de suas personalidades, que vão de impiedosas a doces - e até divertidas.

Parte do folclore japonês, os yokai também podem assumir diferentes formas e atuar de maneiras distintas de acordo com a situação. Elementos da natureza, da fauna e da flora ganham destaque e podem ser compreendidos como criaturas mágicas. Um exemplo bastante difundido é okitsune (狐) ou, em português, a raposa. Tida na cultura nipônica como um animal místico, tem papel fundamental e prático: guardar os campos de arroz e protegê-los contra roedores que costumam atacá-los. Dessa maneira, ao longo do tempo, se fez presente em templos xintoístas como corporificação dadeusa da fertilidade e do arroz, chamada Inari.

Já como yokai, kitsune é um ser sábio que tem a capacidade de mudar de forma, assumindo normalmente um corpo humano feminino, conseguindo se relacionar com maior facilidade com os humanos e sendo um importante símbolo de fidelidade. Pode ter cores variadas, sendo as brancas, alaranjadas e douradas mais comuns. Quanto às caudas, podem variar de acordo com sua idade, conhecimento e poder.

*Essa ilustração é apenas uma representação dentre tantas outras possíveis do yokai kitsune.

Voltar ao topo