ARTIGOS

Yosakoi Kochi: Aprenda Alguns Movimentos Desta Dança

Os festivais de verão do Japão são, em sua maioria, ligados aos costumes tradicionais de cada região. Em 1954, a província de Kochi criou um novo tipo de festival, o chamado Yosakoi Matsuri, buscando promover o comércio na região, além de animar os moradores da província. Esse tipo de celebração se popularizou, e atualmente também está presente em outras províncias japonesas.

Uma das parte essenciais do Yosakoi Kochi, como é chamada essa festividade localmente, é a dança baseada em uma música chamada Yosakoi Bushi. Descontraída e alegre, pessoas de todas as idades se interessam em sua prática e em se apresentar durante o festival. Esse estilo tem a liberdade como uma das características principais, permitindo que os participantes escolham seus próprios figurinos e os movimentos que irão realizar, devendo apenas utilizar o instrumento chamado naruko (feito em madeira e destinado originalmente para espantar pássaros das plantações). Essa espontaneidade é um diferencial em relação aos outros matsuris, que em sua maioria exigem determinadas músicas e estilos específicos de dança.

Neste vídeo, a Embaixadora do Yosakoi no Brasil, Camila Kawakami, do grupo Ryo Kochi Yosakoi, ensina uma rotina simples da dança, que poderá ser feita por todos em casa.

Vamos praticar?

Ryo Kochi Yosakoi
Facebook: www.facebook.com/ryokochiyosakoi
Instagram: @ryo.kochiyosakoi

Voltar ao topo