Caligrafia Japonesa Entre Mulheres

Evento

Caligrafia Japonesa Entre Mulheres

Uma conversa sobre a contribuição feminina para o desenvolvimento de um dos sistemas de escrita do idioma japonês

Compartilhe

A contribuição feminina para a escrita do idioma japonês

Uma conversa sobre comunicação, semiótica e artes plásticas

Michiko Okano, professora da Unifesp, será a mediadora da conversa 'Caligrafia Japonesa - Entre Mulheres', com as convidadas Neide Hissae Nagae, professora da Universidade de São Paulo, e a artista Catarina Gushiken

A caligrafia japonesa, Shodō, é uma arte que se apoia na palavra escrita e, por meio de sua expressividade, transmite os sentimentos de quem a produz. Motivado pela exposição ‘DŌ: O Caminho de Shoko Kanazawa’, que apresenta o trabalho artístico de uma jovem mulher, este bate-papo abordará o papel feminino no desenvolvimento de um dos sistemas de escrita da língua japonesa.

+ Saiba mais sobre a exposição e o trabalho de Shoko Kanazawa


Sobre as palestrantes:

Michiko Okano

Doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP, professora de História da Arte da Ásia na graduação e pós-graduação da Unifesp. É coordenadora do Grupo de Estudos Arte Ásia, autora do livro Ma: entre-espaço da arte e comunicação no Japão (Annablume, 2011) e Manabu Mabe (Folha de S.Paulo, 2013). Curadora de exposições de nipo-brasileiros.

Neide Hissae Nagae

Neta de japoneses sem criação bilíngue, atua no Curso de Letras – Japonês e no Programa de Pós-Graduação em Língua, Literatura e Cultura Japonesa da USP. Amante das artes e dos esportes, seguiu por essa trilha dos estudos japoneses desde a imersão linguística e cultural no Japão em sua adolescência.

Catarina Gushiken

Artista plástica, possui uma forte conexão com a caligrafia pelas memórias que tem de seu avô. Em seu trabalho, orbita investigações sobre identidade, ancestralidade e origem, com gestos que representam vórtices, úteros e elementos da natureza, em formas, pinceladas expressivas e cores que trazem simbologias do inconsciente.

--

Serviço: 

JHSPLive // Caligrafia Japonesa Entre Mulheres

Palestrantes: Michiko Okano, Neide Hissae Nagae e Catarina Gushiken
Quando: Quarta-feira, 10 de março de 2021
Horário: 19:00
Onde: a transmissão será feita no canal da JHSP no YouTube
Acesso: https://bit.ly/3uX4ZFg 

Shoko Kanazawa é uma especialista em Shodō, a arte da caligrafia japonesa

Conheça mais sobre o Shodō e aprenda a dar os primeiros passos na arte da caligrafia 

Shodō (書道) significa, em japonês, o caminho da escrita, em que ‘Shō’ exprime o ato de representar letras e palavras com métodos e formas variadas. A caligrafia japonesa visa dar vazão às emoções através da escrita e é uma arte e disciplina ensinada às crianças japonesas durante a educação primária. É praticada tanto com caracteres ideogramáticos – kanji – quanto com os fonéticos – hiragana katakana. A caligrafia é conhecida por exigir alta precisão do calígrafo, cada caractere dos kanji devem ser escritos segundo uma ordem de traços específica, aumentando dessa forma a disciplina necessária daqueles que praticam esta arte. A liberdade de cada artista nesse gestual e interpretação é o que determina o estilo individual.

Acesse os links abaixo para vídeos de introdução à caligrafia japonesa: 

+ Vídeo: Introdução ao Shodō, com Yasuko Kanazawa

+ Vídeo: Oficina prática de caligrafia japonesa

+ Vídeo: A fabricação da tinta utilizada na caligrafia japonesa

+ Vídeo: A fabricação dos pincéis de caligrafia japonesa

Voltar ao topo