Caminhos Brasil-Japão ONLINE. Boneco gráfico caminhando, com círculo vermelho atrás simbolizando o sol.

Evento

Caminhos Brasil-Japão 2021

A segunda edição do projeto Caminhos Brasil-Japão exalta laços criados entre os dois países há 126 anos por meio de cinco trajetos diferentes, que serão percorridos por personagens e convidados no dia 28 de novembro, às 9h30, com transmissão online ao vivo e gratuita

Compartilhe

'Caminhos Brasil-Japão' | 2ª edição

A segunda edição do projeto 'Caminhos Brasil-Japão', organizado pela Japan House São Paulo, Consulado Geral do Japão em São Paulo e Consulado Geral do Japão em Curitiba, amplia as rotas do evento para Santos (SP), Campo Grande (MS) e Curitiba (PR), além da capital paulista, promovendo caminhadas culturais para celebrar os 126 anos do Tratado de Amizade entre os dois países. O público poderá acompanhar os roteiros de cinco trajetos diferentes, que serão transmitidos simultaneamente com apresentação da atriz nikkei Bruna Aiiso.

Cada caminho aborda aspectos interessantes e de destaque da comunidade nipo-brasileira, considerando locais e histórias que ressaltam a rica relação de intercâmbio entre ambos os povos ao longo do tempo. As transmissões também contam com depoimentos de personagens especiais e convidados, que enriquecem ainda mais o momento.

Para esta edição, a capital paulista tem duas rotas: uma a pé pelo bairro da Liberdade e outra motorizada por locais mais distantes que ilustram a presença do Japão na metrópole. Escolhida por ter uma das maiores comunidades nikkei do Brasil, Curitiba representa o Paraná e sua importante relação com o Japão. Com grande influência dos japoneses na agricultura, Campo Grande (MS) destaca a presença da comunidade originária de Okinawa, que influenciou a cultura e gastronomia da cidade. Em Santos, cidade que recebeu os primeiros imigrantes japoneses em solo brasileiro em 1908, o passeio engloba gastronomia, futebol e outras influências nipônicas no município que é irmão de Nagasaki.

“É uma enorme satisfação estender o projeto Caminhos para outras cidades do Brasil e tornar públicas tantas histórias, curiosidades e personagens importantes que ajudaram a formar o caráter e história do povo brasileiro e, até hoje, mantém vivos os laços entre Japão e Brasil”, diz Eric Klug, Presidente da Japan House São Paulo.

Correalizado pelo Consulado Geral do Japão em São Paulo e Consulado Geral do Japão em Curitiba, o evento tem o patrocínio da Toyota e apoio da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social (Bunkyo); Federação das Associações de Províncias do Japão no Brasil (Kenren); Associação Japonesa de Santos; Associação Cultural e Beneficente Nipo-Brasileira de Curitiba; Associação Esportiva e Cultural Nipo Brasileira (Campo Grande); Associação Okinawa de Campo Grande; Governo da Província de Hyogo no Brasil e Prefeitura da Cidade de São Paulo.

Confira os destaques de cada caminho:

São Paulo (SP)

Em São Paulo/SP haverão duas rotas ao vivo, partindo de pontos distintos da cidade e finalizando na JHSP.  Na primeira rota, a pé, Claudio Kurita, Diretor de Eventos e Operações da Japan House São Paulo, e a atriz Ana Hikari visitam a Praça da Liberdade, a Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social (Bunkyo), o Museu Histórico da Imigração Japonesa no Brasil e diversos outros pontos e comércios locais. 

Já o comunicador Kenji Yamai e a bailarina Suellem Morimoto passeiam de carro pelo Museu da Imigração do Estado de São Paulo, Mercado Municipal de São Paulo, Estádio Municipal de Beisebol Mie Nishi, Pinacoteca de São Paulo, além de outros destinos que ressaltam locais importantes para a comunidade japonesa na cidade.

Santos (SP)

Em Santos/SP, a rota passa por pontos bem conhecidos da história da cidade e que também são referência para a imigração japonesa como o Porto de Santos, o Museu do Café, a Associação Japonesa de Santos entre outros. Os convidados são Sadao Nakai, Presidente da Associação Japonesa de Santos, e Guilherme Piqui, Diretor do Seinenbu e Depto. de eventos da Associação Japonesa de Santos, que conduzem o passeio e dividem suas experiências e memórias com os espectadores.

Curitiba (PR)

No roteiro de Curitiba, cidade-irmã de Himeji (Japão), Rui Hara, ex-Presidente do Nikkei Curitiba e da União dos Gakusseis de Curitiba - UGC, e a influenciadora Larissa Oyama passeiam pela Praça do Japão, onde fica o Memorial da Imigração e obras dos artistas japoneses Manabu Mabe, Tomie Ohtake e Baku Inoue, Jardim Botânico Municipal de Curitiba, Palácio de Hyogo, Mercado Municipal de Curiiba, entre outros locais. Com a participação de Keiji Hamada, Cônsul Geral do Japão em Curitiba, o passeio ainda destaca a gastronomia que guarda influências japonesas, como é o caso do Taishô Yakiniku (restaurante de churrasco japonês repleto de vegetais).

Campo Grande (MS)

A gastronomia marca a rota de Campo Grande/MS, na qual os convidados Fernanda Ribeiro, influenciadora gastronômica do Onde Comer CG, e Nilson Aguena, Presidente da Associação Nipo Brasileira de Campo Grande, falam sobre curiosidades da tradição do Sobá (tipo de massa japonesa) da Feira Central. O roteiro também traz a história do Beisebol na cidade, por meio da Associação Campograndense de Beisebol e o legado da educação da Escola Visconde de Cairu.

--

Serviço:

Caminhos Brasil-Japão 2021*

Quando: domingo, 28 de novembro de 2021
Horário: a partir das 9h30 da manhã
Duração: aproximadamente 90 minutos
Acesso: https://caminhos.japanhousesp.com.br/

*Evento gratuito

*Este evento conta com Libras no canal principal como recurso de acessibilidade. Posteriormente, legendas descritivas serão adicionadas na edição dos vídeos.

Ícone de acessibilidade: Libras

Voltar ao topo