Experiência JHSP: Moda e Gastronomia em 6 atos
Para complementar as exposições ‘Efeito Japão: moda em 15 atos’ e ‘Sutorīto Fashion: moda das ruas’, a Japan House São Paulo, com o apoio da The House of Suntory, oferece duas sessões de uma experiência que mescla um olhar sobre a moda e a culinária japonesas.
Tendo visitas às mostras, que traçam um panorama das passarelas e das vestimentas usadas no cotidiano no Japão entre os anos 1950 e 2020, como ponto de partida, conduzidas pelo designer Walter Rodrigues e a diretora cultural Natasha Barzaghi Geenen, a chef Telma Shiraishi apresenta uma interlocução entre moda e gastronomia, a partir de drinks e pratos autorais em seis tempos, trazendo para o debate as diferentes décadas desde o pós-guerra e analisando a perfeita combinação do vestir e se alimentar.
Confira o menu do evento:
→ Primeira parada e primeiro ato
Década de 1950: A Influência da Alta Costura criada em Paris na moda japonesa.
Prato: Escabèche de Rouget inspirado no livro de receitas ‘La Cuisine Cousu-Main’:
· Filé de trilha com vegetais, limão e gelatina de peixe
Drink: Écarlate:
· Haku vodka, aka bitter, hanaumê sweet & sour
→ Segunda parada e segundo ato
Década de 1960, o entusiasmo pela música e pelo estilo rockabilly.
Prato: Kinoko Wafu Pasta inspirado no restaurante italiano de Mary Quant em King’s Road
· Spaghetti com cogumelos e nori
Drink: Yuzucello Gin & Tonic
· Roku gin, lemoncello com yuzu, água tônica e alecrim
→ Terceira parada e terceiro ato
Década de 1970, a contracultura, a classe emergente, os depāto store, a publicidade; as revistas.
Prato: Chicken nanban inspirado na chegada do fast food junto com as grandes lojas de departamentos; KFC e a nova “tradição” de Natal no Japão
· Frango frito ao tempero de vinagre doce, servido com molho tártaro
Drink: Aizomê Raisu Biru
· Leve cerveja artesanal, uma rice lager produzida com arroz, malte de trigo e malte de arroz
→ Quarta parada e quarto ato
Década de 1980: o contra ataque japonês na moda ocidental.
Prato: Sushi inspirado no Japão conquista o mundo com seu estilo, cultura e sabores - um prato que se torna icônico.
· Seleção de niguirizushi e makimono
Drink: Sake
· O prato que conquistou o mundo é acompanhado pela bebida tradicional japonesa.
→ Quinta parada e quinto ato
Década de 1990: a liberdade criativa dos jovens japoneses inspiram o street fashion global.
Prato: Takoyaki inspirado na cultura das ruas, street fashion e street food.
· Bolinhos de polvo com aonori e katsuobushi
Drink: Lichia Bubble Tea
· Infusão de jasmim e lichia com bubbles de lichia
→ Sexta parada e sexto ato
A partir dos anos 2000: o surgimento de uma nova geração de estilistas japoneses confrontam tecnologia versus tradição.
Prato: Été inspirado na contemporaneidade, a amálgama de referências, de tempos e de estilos; o despojamento. Homenagem à chef pâtissier japonesa Natsuko Shoji, que une moda e açúcar em suas criações
· Maçã verde, erva-doce, menta, matchá e mel de abelhas nativas
Drink: Whisky Chita
· O mel de abelha nativa brasileira e o frescor das ervas encontram a perfeita ressonância nas notas elegantes do single grain de The House of Suntory.
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Como participar?
O evento, que conta com Libras como recurso acessível, possui lugares limitados. O ingresso deve ser adquirido com antecedência, ao valor de R$450,00 por pessoa.
Vendas abertas a partir de 11 de setembro.
Experiência JHSP 02/outubro Experiência JHSP 03/outubroSobre Telma Shiraishi
Nascida em São Paulo, mas criada no interior, Telma Shiraishi é chef de um dos melhores e mais tradicionais restaurantes japoneses de São Paulo (e do Brasil), o Aizomê. Além disso, é Embaixadora da Boa Vontade da Difusão da Culinária Japonesa no Brasil e também está à frente dos jantares e banquetes do Consulado do Japão em São Paulo. Em 2022, foi eleita Melhor Profissional de Cozinha Japonesa no prêmio Melhores do Ano, da revista Prazeres da Mesa.
Sobre Walter Rodrigues
Walter Rodrigues é um conceituado designer brasileiro que iniciou sua carreira em 1983, como stylist na Revista Manequim - Editora Abril em São Paulo. Em 1992, Walter lançou uma marca de roupas com seu nome, sendo a primeira marca brasileira a participar de uma semana de moda brasileira, o Phytoervas Fashion, em 1994. De 2002 a 2006 participou da Semana de Moda de Paris. E em 2012 encerrou seu projeto de confecção. Hoje atua como consultor na área de design de produto e pesquisa de comportamento e é Coordenador do Núcleo de Pesquisa e Design do Salão de Inovação, Sustentabilidade e Design Inspiramais, além de Curador do Projeto – Design Vision - do Instituto Focus Têxtil, um projeto de moda que promove a sustentabilidade através de uma ação com alunos das universidades de moda do Brasil.
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Mais informações:
Quando: quarta e quinta-feiras, 02 e 03 de outubro de 2024
Abertura da casa: 19h15
Horário: 19h30
Duração: aproximadamente 180 minutos
Onde: Japan House São Paulo | Av. Paulista, 52
Acessibilidade: Libras
Classificação etária: 18 anos
Valor: R$450,00 por pessoa
Como participar:
Experiência JHSP 02/outubro Experiência JHSP 03/outubroTem alguma dúvida?
Entre em contato conosco através do e-mail experiencias@jhsp.com.br