Festival do Sake na JHSP

Evento

Festival do Sake

De 04 a 13 de março de 2022, São Paulo recebe mais uma edição do evento, que conta com uma rica e gratuita programação - presencial e virtual

Compartilhe

Sake: a bebida da vez

Desde que os imigrantes nipônicos fincaram suas raízes em terras brasileiras, São Paulo é o epicentro da difusão da cultura e da culinária japonesa no Brasil. Com a demanda crescente pela culinária autêntica, fiel à original, e a profusão de izakayas (botecos japoneses) por toda a cidade, o sake ganhou espaço nas mesas de restaurantes e se tornou a bebida da vez. Se até um passado recente existiam poucas marcas disponíveis no mercado brasileiro, hoje a bebida milenar japonesa recebe novos caminhos e novos rótulos de importação para atender o público cada vez mais exigente.

Primeira Edição do Festival do Sake

A primeira edição do Festival do Sake, em março de 2021, aconteceu em um cenário de lockdown pandêmico e foi inteiramente remota. No lançamento, 40 convidados dentre entusiastas, formadores de opinião e profissionais do setor gastronômico receberam um omakase feito pela chef Telma Shiraishi, do Aizomê, harmonizado com três sakes japoneses selecionados pelo Master Sake Sommelier Fabio Ota, da Mega Sake. Na ocasião, foi apresentado o documentário “Caminhos do Sake” juntamente com uma palestra e uma degustação guiada por Fábio e Telma.

O evento fez parte da Feira Naturebas, contou com um time de profissionais e especialistas brasileiros e estrangeiros da área de alimentos e bebidas, e alcançou mais de 40 mil pessoas - com 16 palestras virtuais e documentário.

“Quando o público brasileiro passa a conhecer e gostar do sake em eventos como o Festival do Sake, ele pode sentir as ligações culturais e históricas com o Japão, além, é claro, do delicioso gosto dessa bebida”, afirma Hitoshi Utsunomiya, diretor da JSS.

Segunda Edição do Festival do Sake

Para o Festival do Sake deste ano, que acontece de 04 a 13 de março de 2022, estão previstos 10 workshops presenciais gratuitos, degustações guiadas e 10 encontros virtuais. A segunda edição do evento ganha o mais emblemático endereço dedicado à cultura japonesa na cidade: a Japan House São Paulo.

“Em 2021, em meio à pandemia, realizamos a primeira edição do Festival do Sake, que foi o maior evento sobre a bebida para o público brasileiro até então. Com a renovação da parceria Mega Sake e JSS, e com a entrada da Japan House São Paulo como co-realizadora, vamos fazer o maior Festival do Sake de todos os tempos, levando a um maior número de brasileiros, gratuitamente, o conhecimento sobre essa bebida e sobre a cultura japonesa. Kampai!”, comemora Fabio Ota, presidente da Mega Sake.

Evento democrático:
Do iniciante ao profissional da área de gastronomia e mixologia

“Recebemos semanalmente milhares de pessoas interessadas na cultura japonesa contemporânea e o sake é um elemento vital do cotidiano do Japão. Devido à imigração japonesa no Brasil, há um conhecimento genérico sobre o que é o sake, mas existe também um enorme interesse e demanda por um aprofundamento sobre o tema. O Festival do Sake, em nossa instituição, é a oportunidade ideal para isto. Gostaríamos de receber todos, desde o iniciante até o profissional da área de gastronomia e mixologia, para mergulhar conosco neste universo tão rico e prazeroso”, declara Eric Klug, Presidente da Japan House São Paulo.

Confira a programação na JHSP:

Degustação Sake Experience | Festival do Sake:

Participe do Sake Experience, saboreie alguns dos melhores sakes japoneses e aprenda mais sobre esta tradicional bebida nipônica com os maiores especialistas da área.

Atenção:
- Vagas limitadas;
- Inscrição obrigatória;
- Atividade para maiores de 18 anos;
- É necessário chegar com 10 minutos de antecedência;
- Sessão com aproximadamente 30 minutos de duração.

Datas disponíveis:
04, 05, 06, 08, 09, 10, 11, 12 e 13 de março

Sessões disponíveis:
12h, 13h, 14h, 15h, 16h e 17h

Inscreva-se

 

Workshops com Degustação | Festival do Sake:

Atenção:
- Vagas limitadas;
- Inscrição obrigatória;
- Atividade para maiores de 18 anos;
- É necessário chegar com 10 minutos de antecedência;
- Sessão com aproximadamente 1h30 de duração.

04 de março:
14h:
Workshop Sake para Profissionais do Vinho (Andrea Machado)
16h30: Workshop Sake para Profissionais do Vinho (Andrea Machado)

Inscreva-se

05 de março:
14h:
O Crescente Mercado de Sakes Naturais - Arroz Orgânico, Fermentação Natural (Andrea Machado)

Inscreva-se

05 de março:
16h30:
Como Introduzir o Sake em Restaurantes não Orientais (Fabio Ota, Andrea Machado + Bruno Bertoli)

Inscreva-se

10 de março:
14h:
Fundamentos do Sake - workshop da JSS Sake Academy (Fabio Ota)
16h30: Fundamentos do Sake - workshop da JSS Sake Academy (Fabio Ota)

11 de março:
14h:
Fundamentos do Sake - workshop da JSS Sake Academy (Fabio Ota)
16h30: Fundamentos do Sake - workshop da JSS Sake Academy (Fabio Ota)

12 de março:
14h:
Fundamentos do Sake - workshop da JSS Sake Academy (Fabio Ota)
16h30: Fundamentos do Sake - workshop da JSS Sake Academy (Fabio Ota)

Inscreva-se

 

Eventos Online | Festival do Sake:

Atenção:
- Atividade para maiores de 18 anos;
- Sessão com aproximadamente 1h30 de duração.
- É necessário entrar na sala virtual com 10 minutos de antecedência.

4 de março:
19h:
Curso Básico de Sake - Parte I (Andréa Machado)
20h30: Curso Básico de Sake - Parte 2 (Andréa Machado)

5 de março:
19h:
O Crescente Mercado de Sakes Naturais - Arroz Orgânico, Fermentação Natural (Andrea Machado)
20h30: O Cenário Atual do Sake no Brasil - Debate com Especialistas (Celso Ishii, Hideyuki Ozaki e Fabio Ota)

10 de março:
19h:
O Sake Artesanal no Japão, com Michael Tremblay e Nancy Matsumoto
20h30: Harmonização de Sakes - Debate com Especialistas (Marcelo Shiraishi, Vanessa Nakamura, Valéria Hirata e Fabio Ota)

11 de março:
19h:
Viagens de Sake e Gastronomia pelo Japão, com o Especialista Roberto Maxwell
20h30: Craft Sake, o Sake Artesanal (Alexandre Iida, Patricia Telló, Claudia Sayuri e Diogo Bucci)

12 de março:
19h:
Curso Básico de Sake - Parte I (Andréa Machado)
20h30: Curso Básico de Sake - Parte 2 (Andréa Machado)

YouTube da JHSP

Curiosidades sobre o sake:

Feito a base de arroz, água e koji, o sake é uma bebida fermentada com teor alcoólico entre 14 e 16%, em geral, e pode ser consumida em diversas temperaturas. Com uma complexa cartela de aromas e uma maior percepção de umami (o quinto sabor) maior que no vinho, o sake vem conquistando novos apreciadores, espaço em harmonização ao lado de vinhos e até cartas inteiramente dedicadas a ele. Em restaurantes de alta gastronomia não oriental, como o Evvai (uma estrela Michelin), do chef Luis Filipe Souza, o Oteque (duas estrelas Michelin), do chef Alberto Landgraf, e o Fame, do chef Marco Renzetti, uma das etapas de harmonização do menu degustação é feita com um dos sakes importados a partir de uma logística refrigerada pela Mega Sake.

A consequência dessa busca crescente por novos produtos de qualidade é o impulsionamento nas exportações de sake japonês para o Brasil. Nos últimos dez anos, estas triplicaram em números e, em 2021, os novos adeptos foram responsáveis por um crescimento de 100% em relação ao ano anterior, recuperando os patamares de consumo pré-pandemia. Nesse cenário de expansão, a Japan Sake and Shochu Makers Association (JSS), órgão do governo japonês que representa produtores de sake no Japão, passou a enxergar São Paulo como a nova capital desta bebida e a investir na divulgação de sua cultura ao lado da Mega Sake no Festival do Sake, o maior evento de promoção da cultura do sake no Brasil.

Sobre a JSS:

Com base em Tóquio, a Japan Sake and Shochu Makers Association (JSS) é uma organização sem fins lucrativos e que foi constituída em 1953 pelo governo japonês. Possui atualmente 1.696 filiados, dos quais 1.410 são produtores de sake, e tem por missão apoiar a produção, promoção e distribuição do sake e do shochu tanto no Japão quanto ao redor do mundo.

Entre outras iniciativas, realiza anualmente em Tóquio o Sake Academy, um programa de educação e certificação em sakes para especialistas, sendo que as cerca de 12 vagas anuais são altamente disputadas pelos profissionais das bebidas, notadamente de vinho, de todo o mundo.

Sobre a Mega Sake:

Fundada por Fabio Ota como mídia social no início de 2019, @megasake é dedicada a divulgar a cultura do sake em língua portuguesa, tanto no Facebook (71 mil seguidores) quanto no Instagram (15,5 mil seguidores). Em uma total guinada de seu passado como sócio de empresa multinacional do ramo de auditoria, e de sua formação acadêmica como Contador e Advogado, Fabio se especializou nos últimos 4 anos em sake, passando a deter 11 certificações internacionais como Sommelier de Sake, sendo o único brasileiro com o título de Master Sake Sommelier pela Sake Sommelier Association (SSA) de Londres, título este que somente 14 outras pessoas no mundo possuem. Fabio foi também o primeiro brasileiro a se graduar no Sake Academy, da JSS, a entidade do governo japonês que é co-realizadora do Festival do Sake.

Em maio de 2021 Mega Sake iniciou suas operações de importação e venda de sakes do Japão, tendo como diferenciais: 1) cuidadosa curadoria e escolha dos rótulos importados, incluindo alguns dos sakes mais premiados do mundo, 2) logística de importação e guarda refrigeradas, mantendo a qualidade original dos sakes e 3) educação e suporte a profissionais e apreciadores, para ampliar o mercado consumidor de sakes no Brasil. Em pouco mais de nove meses de operações, a Mega Sake já fornece regularmente para cerca de 120 restaurantes e bares no Estado de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, incluindo diversos estabelecimentos premiados e alguns de culinária não asiática, como DOM, Fame, Evvai e Oteque.

--

Serviço:

Festival do Sake

Quando: de 04 a 13 de março 2022
Onde: Japan House São Paulo - Avenida Paulista, 52

Inscrições:

Workshops*: clique e inscreva-se
Degustação Sake Experience*: clique e inscreva-se
Eventos Online: disponíveis no canal de YouTube da JHSP

*Participação gratuita mediante inscrição

**Ao participar da atividade, o(a) inscrito(a) concede aos organizadores do evento o direito de uso de sua imagem para divulgação e repercussão do evento.

Voltar ao topo