DŌ: A Caminho da Virtude

Exposição

DŌ: A Caminho da Virtude

Data

21.08.2018―16.09.2018

Terça a sábado

10h às 22h

Domingo e feriados

10h às 18h

Preços

Entrada gratuita

 

A JAPAN HOUSE São Paulo apresenta em sua programação um conteúdo esportivo com a mostra “DŌ: a caminho da virtude”, que desvenda a história, técnica e filosofia de seis das artes marciais japonesas. De 21 de agosto a 16 de setembro, este importante pilar da sabedoria nipônica ocupará o andar térreo do centro cultural por meio de informações, fotos, vídeos, palestras e demonstrações práticas, que destacam os principais elementos, movimentos e conceitos do Aikidō, Kendō, Karatedō, Judō, Sumō e Kyudō.

Por meio da filosofia Budô, termo que se refere às artes marciais e tem origem na tradição antiga do Bushidô - ou ‘o caminho do guerreiro’ -, serão apresentadas as histórias e curiosidades desses seis esportes, ressaltando características comuns a todas, como a disciplina e o crescimento pessoal e espiritual. Para complementar a experiência, a exposição promoverá, em parceria com suas respectivas entidades esportivas, diversas palestras e uma intensa programação com 52 clínicas esportivas que introduzirá cada uma das seis artes, além de apresentar as técnicas básicas.

DŌ: A Caminho da Virtude

Mais que um esporte, os praticantes das artes marciais baseadas no Budô possuem seu próprio estilo de vida baseado na disciplina e no esforço para unificar a mente e o corpo.

"Os preceitos filosóficos e morais, os modos de conduta dos praticantes do Budô, são transmitidos e perpetuados para desenvolver o corpo e a mente com a mesma importância, fruto de muita disciplina e dedicação. É um tema primordial para transmitir um pouco do espírito japonês e, dentro da perspectiva dos próximos grandes eventos esportivos mundiais, iniciamos com DŌ – a caminho da virtude uma série de apresentações para apresentar essas práticas." afirma Natasha Barzaghi Geenen, Diretora Cultural da JHSP.

DŌ: A Caminho da Virtude

O espaço abriga ainda um tatame para clínicas e demonstrações voltadas à participação do público que terá contato direto com as com técnicas e filosofias.

A programação das clínicas conta com a coordenação do judoca Daniel Hernandes, medalhista de ouro nos Jogos Panamericanos de Santo Domingo, em 2003; e colaboração da Academia Central - União Sulamericana de Aikido; Aikido Kawai; Associação Pesquisa de Aikido; Confederação Brasileira de Kendô; Confederação Brasileira de Sumô; Federação Paulista de Judô; Federação Paulista de Karate; Brasil Kyudo Kai; Instituto Kodokan do Brasil e apoio do Bunkyo – Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social. 

Fonte:  Nippon Budokoan Foundation
--

DŌ: a caminho da virtude
JAPAN HOUSE São Paulo
– Avenida Paulista, 52
De 21 de agosto a 16 de setembro
Horário de funcionamento:
Terça-feira a Sábado: das 10h às 22h
Domingos e feriados: das 10h às 18h
Segundas-feiras*: FECHADO
Entrada gratuita
*A JAPAN HOUSE São Paulo permanece fechada em todas as segundas-feiras, sem caráter de exceção, inclusive aos feriados.

DŌ: A Caminho da Virtude
DŌ: A Caminho da Virtude
DŌ: A Caminho da Virtude
DŌ: A Caminho da Virtude
Voltar ao topo