Fachada da Japan House São Paulo feita de madeira hinoki

Novidades

JHSP estreia série de vídeos com curiosidades sobre o Japão para Tokyo 2020

“Aquecimento JHSP” foi criada para fãs, atletas e profissionais conhecerem mais sobre o país anfitrião dos Jogos

Contagem regressiva de 30 dias para o início dos Jogos de Tokyo 2020

A partir de hoje, 23 de junho, começa a contagem regressiva de 30 dias para o início dos Jogos de Tokyo 2020 e a Japan House São Paulo passa a veicular a série de vídeos “Aquecimento JHSP”. Desenvolvida para atender ao pedido do Comitê Olímpico do Brasil (COB) com o objetivo de oferecer aos atletas do Time Brasil um conhecimento prévio sobre o Japão, o material aborda diversas questões culturais, desde a forma como os japoneses se cumprimentam, palavras básicas, curiosidades culturais, a relação com o Brasil - cujos fortes laços completaram 113 anos em 18 de junho, o Dia da Imigração Japonesa no Brasil.

Para a missão, a JHSP escalou Anna Lígia Pozzetti, intérprete de japonês e criadora de conteúdo sobre cultura e história do Japão, que viveu no país asiático por seis anos durante a infância, na década de 90, por conta da atividade do pai, um esportista profissional. A experiência no Japão quando criança despertou grande interesse pelo país e passou a ser o foco de seus estudos e carreira. Na graduação, Anna Lígia fez 1 ano de intercâmbio para estudar ciências econômicas na Universidade de Waseda, em Tóquio, e durante o mestrado em história econômica, na Universidade Estadual de Campinas, desenvolveu uma pesquisa sobre a formação do capitalismo japonês, com foco nas Eras Edo e Meiji.

E, assim como o esporte levou Anna Lígia e sua família ao Japão, o maior evento esportivo do planeta representa uma grande oportunidade para atletas, profissionais e público em geral conhecerem um pouco mais sobre a cultura do país organizador, desmistificando muitos estereótipos.

“Muitas vezes sentimos uma estranheza quando entramos em contato com uma cultura diferente e há casos em que acabamos julgando o outro por nossos conhecimentos superficiais. Por isso, é muito importante um estudo profundo sobre a cultura e a história do país, para eliminarmos preconceitos e visões estereotipadas”, diz Anna Lígia, complementando que os temas abordados nos vídeos mostrarão um lado pouco explorado do Japão e dos japoneses.

“A cultura japonesa tem raízes milenares, que andam lado a lado com a tecnologia de ponta e a inovação. E é realmente fascinante poder entrar em contato com toda essa diversidade, com muito respeito e admiração”, completa Anna.

Eric Klug, Presidente da Japan House São Paulo, enaltece a parceria firmada com o COB e o projeto que visa oferecer ao público e participantes de Tokyo 2020 um panorama sobre o Japão:

“É um grande orgulho para a Japan House São Paulo estar junto dos Comitês Olímpico e Paralímpico do Brasil nessa missão para Tokyo 2020. A Japan House é uma janela para o Japão contemporâneo e os Jogos Olímpicos e Paralímpicos são uma das maiores oportunidades para se aprender mais sobre o Japão e estabelecer novos laços com o Brasil”.

 

Confira os vídeos da série Aquecimento JHSP:

+ Cumprimentos e Saudações

+ Particularidades sobre o Japão

+ Mascotes

+ Limpeza

+ Pontualidade

+ A cultura do presentear

+ A arte do embrulhar

+ Reverência

+ Imigração Japonesa

+ Contribuições japonesas

--

Assista à Minissérie Especial Tóquio – a 100 dias dos Jogos:

+ Primeiro episódio: 'O Legado de 1964'

+ Segundo episódio: 'Entre o Antigo e o Moderno'

+ Terceiro episódio: 'Metrópole em Expansão'

Leia outros artigos sobre os Jogos Olímpicos e Paralímpicos:

+ A tradição do karatê chega aos jogos de Tokyo 2020

+ A presença feminina bate recorde nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tokyo 2020

+ Como o Japão criou medalhas olímpicas a partir de celulares velhos

+ A tecnologia e sustentabilidade do uniforme olímpico japonês

+ Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio: a competição mais tecnológica da história

+ Da ficção científica à realidade: as tecnologias dos Jogos Olímpicos de Tokyo 1964

+ Os robôs nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos

+ O universo esportivo do skate no Japão

Voltar ao topo