News

Setsubun (節分): O Dia que Separa as Estações do Ano

Neste ano, no Japão, o Setsubun - literalmente “o dia que separa as estações” – acontece no dia 2 de fevereiro, marcando a transição do inverno para a primavera. Segundo o antigo calendário lunar, é nesse momento que se inicia o período de plantio e deseja-se uma boa safra para o novo ano que começa.

O Setsubun é uma data de renovação e purificação, contendo muitos significados e simbologias traduzidos em diversos costumes realizados durante este dia. Dentre eles, um dos mais populares é o Mamemaki, que está ligado à figura dos Oni, uma espécie de ogro japonês, normalmente azul ou vermelho, que carrega em si a dualidade entre o bem e o mal, e a forma como lidamos com eles.

No mamemaki, as pessoas atiram grãos de soja torrados dizendo: “Oni para fora; sorte para dentro!”, como forma de espantar os maus espíritos e trazer boa sorte. No entanto, atualmente, pode-se desejar também que o Oni fique dentro da residência, de modo a abraçar a dualidade representada por essa figura do folclore japonês.

+ Conheça o Tanuki, cão-guaxinim do folclore japonês que atrai prosperidade e boa sorte.

Há também outras práticas que podem variar de acordo com a região do Japão: por exemplo, o mamemaki é realizado pela pessoa da casa que tenha o signo chinês do ano corrente, ou também que todos comam uma quantidade de soja torrada igual ao número da sua idade. Além disso, também há o costume de comer um ehōmaki, um tipo de sushi comprido enrolado com sete ingredientes diferentes para alcançar a boa sorte. Ele deve ser consumido completamente em silêncio, voltado para uma direção específica que varia de acordo com o ano.

Voltar ao topo