Novidades

Virtual Street Art: Realidade Aumentada Para uma Nova Experiência com a Arte Urbana

No aniversário da Paulicéia, Japan House São Paulo destaca app que exibe obras de artes visuais na Avenida Paulista

Desenvolvido pela Dentsu Brasil, o app Virtual Street Art usa a realidade aumentada para uma nova experiência com a arte urbana


Em janeiro, mês do aniversário de São Paulo, o espaço da Avenida Paulista receberá 27 reconhecidos artistas de arte urbana. Pelo menos no ambiente virtual, pois é nele que estarão as obras reveladas pelo Virtual Street Art, aplicativo de realidade aumentada desenvolvido pela Dentsu Brasil com apoio da Japan House São Paulo.

Como um presente especial para os paulistanos, o app proporciona uma experiência cultural interativa que acontece para além dos limites físicos da Japan House São Paulo, alcançando, literalmente, a rua. A iniciativa propõe um intercâmbio entre arte e público, por meio da tecnologia. Com funcionamento por geolocalização, o Virtual Street Art posiciona obras de arte em diversos pontos da Avenida Paulista e, por meio do recurso de realidade aumentada, o público poderá interagir virtualmente com cada uma delas. Um dos destaques é a obra “Garota da Praia”, da série Summer Time, do artista japonês Jun Takahashi. Baseado em Tóquio, o ilustrador apresenta um estilo peculiar, estático, porém dinâmico. Seus trabalhos podem ser encontrados em revistas, design de embalagens, desenhos animados – todos produzidos no Japão - e, a partir da agora, também na Avenida Paulista.

O Japão é pioneiro em aliar inovação e tradição, características presentes em todo o processo de concepção do aplicativo. “O Virtual Street Art alia tecnologia, contexto urbano e também a tradição japonesa de valorizar as artes visuais. Além disso, o formato dele foi criado para fomentar essa arte urbana, ligando diretamente os dois extremos, o artista e o público.”, comenta Mario D’Andrea, CEO do Dentsu Creative Group. Mario também ressalta uma ferramenta do app, por meio da qual o usuário poderá contribuir com a arte urbana e fazer doações financeiras diretamente aos artistas no próprio aplicativo.

Para o app, a Dentsu Brasil - agência de origem nipônica e com operações em São Paulo - trabalhou as imagens das obras em formatos 2,5D e 2D. Além do japonês Jun Takahashi, nomes importantes da cena de arte urbana participam da iniciativa por meio de trabalhos criados especialmente para o app ou já existentes. Na primeira fase, estarão disponíveis obras dos artistas: Adriana Komura, B47, Berge, Carla Bath, Diego Medina, Dimas Forchetti, Feik, Fernando Chamarelli, Flavio Samelo, Gabriel Ribeiro (GABS), Gwaw, Helena Sberghen, Highgraff, James Kudo, Jana Glatt, Marcelo Eco, Marina Esmeraldo, Mathiole, Nando Zenari, Paola Saliby, Prozak, Ricardo Pirecco, Romolo, Titi Freak e Zezão. O Virtual Street Art está disponível para download no Google Play e Apple Store e poderá ser baixado via Wifi da Japan House São Paulo.


Informações para a Imprensa

Suporte Comunicação | Tel: (11) 3035-3070
Daniela Ferreira: dferreira@suportecomunicacao.com.br | ramal 108
Thaís Vallim: tvallim@suportecomunicacao.com.br | ramal 115

Japan House São Paulo
Fernanda Araujo: fernanda.araujo@jhsp.com.br | (11) 94543-2079
Mayumi Orimoto: mayumi.orimoto@jhsp.com.br | (11) 94543-3624

Sobre a Dentsu Brasil
A Dentsu Brasil, agência do grupo japonês Dentsu Aegis Network, tem como filosofia Moving Business by Moving People para criar soluções inovadoras para os negócios dos nossos clientes, por meio de um conhecimento profundo sobre o consumidor. Sua missão é fazer diferença nos negócios dos clientes ao fazer diferença na vida das pessoas. A agência tem como clientes SulAmérica, Toyota, Nissin, Bimbo, Ajinomoto, Canon, Salonpas e outros.
Voltar ao topo