Evento

JHSP no Sem Barreiras - Festival de Acessibilidade e Artistas com Deficiência

Data

07.12.2020 - 13.12.2020

Local

Online

Preços

Participação gratuita

A Japan House São Paulo participa da segunda edição do “Sem Barreiras – Festival de Acessibilidade e Artistas com Deficiência’’. Em ambiente totalmente virtual, a iniciativa acontece em São Paulo, entre os dias 07 e 13 de dezembro.

Além de integrar o evento, a JHSP está em constante aprendizado e busca ser acessível para todos, trazendo visibilidade à deficiência em diversas áreas culturais, como teatro, dança e música.

Entre os conteúdos inéditos e acessíveis disponíveis, está o vídeo exclusivo de Shodō de Grandes Dimensões, produzido pela artista Shoko Kanazawa - uma das mais notáveis calígrafas japonesas da atualidade. Nascida com Síndrome de Down, a artista vem ganhando destaque por meio da arte do Shodō, utilizando ideogramas e movimentos com o corpo para criar suas obras de grandes dimensões. Em janeiro de 2021, o trabalho de Shoko Kanazawa comporá uma das exposições apresentadas na sede da JHSP.

Exclusivamente para esta apresentação, Shoko escolheu o kanji "hikari" (光), que significa “Luz”, como forma de transmitir força e esperança para atravessarmos os momentos difíceis que enfrentamos durante 2020. Este conteúdo estará disponível em Libras, audiodescrição e legendas (closed caption) a partir de 7 de dezembro.

Outra atividade que celebra a ação, é a realização da 4ª edição da "Experiência JHSP Online: um encontro com o Japão em casa", que acontece no dia 08/dez, às 20h. Conduzida pela chef Telma Shiraishi, do restaurante Aizomê, o evento traz uma experiência olfativa inédita, buscando ressaltar as emoções e os sentidos por meio de aromas e fragrâncias presentes na cultura japonesa. Para participar deste evento online, basta acessar este link e escolher a modalidade de participação de sua preferência. Na opção paga, uma caixa exclusiva e limitada será entregue na casa dos participantes no dia do evento. Na opção gratuita, é possível acompanhar o evento ao vivo. A Experiência oferece, como acessibilidade, os recursos Libras, audiodescrição e legendas (closed caption).

As exposições vigentes e inéditas no Brasil: “O Fabuloso Universo de Tomo Koizumi” e “Japonésia” também acessíveis em Libras, audiodescrição e legendas (closed caption), ao acessar os códigos QR espalhados pela instituição, são mais uma notável participação da JHSP no Festival. A primeira, do jovem designer Tomo Koizumi, fica em cartaz até 10/jan/2021 e apresenta as criações de peças exuberantes, que se destacam pelo deslumbrante uso de cores e volumes. Já a segunda mostra, em cartaz até 03/jan/2021, dedica-se ao trabalho de Naoki Ishikawa, jovem fotógrafo japonês de destaque na atualidade, que retrata as paisagens diversas do Japão através de sua natureza e suas pessoas, assimilando os traços culturais com cenários distintos.

Lançado em 2019, o Programa de Acessibilidade da instituição visa a inclusão de recursos de acessíveis, como Libras, audiodescrição e legendas (closed caption). Temporariamente indisponível devido à pandemia, o programa contempla também a maquete tátil do edifício e entorno da Japan House São Paulo com audiodescrição; visitas mediadas com audiodescrição via agendamento; disponibilização de mapa tátil em todos os andares do centro cultural; videoguia institucional com áudio, legendas e libras e treinamento de equipe interna.

Os conteúdos digitais podem ser acessados em www.youtube.com/japanhousesaopaulo.

Voltar ao topo