ARTIGOS

O Processo de Trabalho de Shoko Kanazawa

Shoko Kanazawa é uma calígrafa japonesa, nascida em Tóquio, em 1985, e começou a aprender caligrafia com sua mãe, Yasuko, quando tinha cinco anos.

Shoko domina as variações mais sutis da linha, noções de composição e posicionamento das formas, uso da tinta e suas saturações de maneira notável e hoje ela é considerada uma das mais importantes calígrafas japonesas contemporâneas.

Em 2005, realizou sua primeira exposição - Shoko Kanazawa: The World of Caligraphy - na Galeria Ginza Shoro. Também expôs em templos como Kenchoji, em Kamakura, Kenninji, em Kyoto, e Todaiji, em Nara. Em 2015, apresentou um discurso na sede da ONU na ocasião do Dia Internacional da Síndrome de Down e, recentemente, foi convidada para produzir um dos pôsteres para as próximas Olimpíadas de Tóquio.

A convite da Japan House São Paulo, Shoko Kanazawa participa do Festival Sem Barreiras, por meio de um vídeo em que apresenta seu processo de trabalho. Especialmente para a ocasião, realiza a demonstração da escrita do kanji Hikari, que significa "Luz" e foi escolhido pela artista como forma de transmitir força e esperança para atravessarmos os momentos difíceis que enfrentamos durante 2020.

Portadora de Síndrome de Down, Shoko é uma importante figura na luta pela causa de pessoas com deficiência. Seu exímio trabalho tem transformado o universo do shodo e inspira outros jovens com a síndrome a se expressarem por meio da criatividade.

O vídeo para o Festival Sem Barreiras possui legendas e recursos de acessibilidade como Libras e Audiodescrição.

O Festival Sem Barreiras – Festival de Acessibilidade e Artistas com Deficiência, que ocorre de 7 a 13 de dezembro de 2020, é realizado pela Prefeitura de São Paulo, pelas Secretarias Municipais de Cultura (SMC) e da Pessoa com Deficiência (SMPED) e tem o apoio de várias instituições culturais da cidade.

A programação completa está disponível no site do evento: www.festivalsembarreiras.prefeitura.sp.gov.br

Shoko Kanazawa
Site Oficial: www.k-shoko.org
Instagram: @shoko.kanazawa

Voltar ao topo