Semana Espacial Brasil-Japão

Evento

Semana Espacial Brasil-Japão

A programação conta com uma série de atividades sobre o programa espacial japonês, com workshops, palestras, lives e vídeos

Compartilhe

Semana Espacial Brasil-Japão

Em comemoração ao Dia Mundial da Astronomia, celebrado em 08 de abril, a Japan House São Paulo, o Consulado Geral do Japão em São Paulo e a Embaixada do Japão no Brasil, realizam entre 05 e 11 de abril de 2021, a Semana Espacial Brasil-Japão

Com o objetivo de informar e despertar o interesse pela astronomia, o evento, totalmente online, apresenta uma série de atividades sobre o assunto, como workshops, palestras, lives e vídeos. Os conteúdos evidenciam as atuações da JAXA (Agência Japonesa de Exploração Aeroespacial), a cultura dos animes e mangás com o espaço, o futuro da exploração espacial, observação de atividades dos cosmos, entre outros. 

Mensagem do astronauta Soichi Noguchi

Abrindo a Semana Espacial Brasil-Japão, no dia 05 de abril, às 12h, a JHSP destaca em seu canal no YouTube, uma mensagem em vídeo gravada diretamente do espaço por Soichi Noguchi, astronauta da JAXA, que está na Estação Espacial Internacional desde 15 de novembro de 2020.

Em pouco mais de dois minutos, Noguchi destaca a relação centenária e seu desejo de colaboração espacial entre Brasil e Japão, além de contar sobre a escolha do apelido 'Resiliência' dado para a cápsula que o levou até o espaço, em uma correlação ao momento delicado pelo qual o mundo passa atualmente, por causa da pandemia do novo coronavírus. Em continuidade, será transmitida uma mensagem do Ministro de Ciência, Tecnologia e Inovações e astronauta, Marcos Pontes, que treinou com Soichi Noguchi, na NASA, em 1998; e do Embaixador do Japão no Brasil, Akira Yamada

Influência da cultura Otaku no interesse pelo espaço

Para ingressar no “universo fantástico” dos mangás, animes e Tokusatsu, serão realizados dois debates com o intuito de entender a influência da cultura Otaku para o interesse dos japoneses pelo espaço, algo estimulado desde a infância. Dia 06 de abril, às 19h, no YouTube, acontece o debate 'Em Órbita com os Animes e Mangás', com a participação de Sérgio Peixoto, jornalista especializado no assunto, Leandro Larc, um dos criadores do portal JBox, Marcelo Del Greco, Gerente de Conteúdo da Editora JBC, e Edi Carlos Rodrigues, Gerente de Marketing e Comunicação da Editora JBC. 

Já no dia 07 de abril, às 19h, é a vez do tema 'Os Heróis do Tokusatsu e o Espaço Sideral', com Danilo Modolo, do Canal TokuDoc no YouTube; Joana Bohner, Podcaster no Otaminas, Tricotando e Butecando. Marcelo Del Greco e Edi Carlos Rodrigues também participam deste segundo debate sobre a cultura Otaku e o espaço sideral.

Conheça a JAXA, a Agência de Exploração Aeroespacial do Japão

'JAXA: A Exploração Espacial Japonesa' é o tema da palestra no dia 08 de abril, às 19h, no YouTube, com a participação de Anderson Harayashiki Moreira, professor do Instituto Mauá de Tecnologia e responsável pela equipe de robótica da instituição educacional. Esta atividade aborda a exploração espacial do Japão por meio dos robôs desenvolvidos pela JAXA, bem como a contribuição deles nas diversas missões espaciais até os dias de hoje.

Destacando a colaboração de empresas japonesas para o desenvolvimento do segmento, no dia 09 de abril, às 19h, no YouTube, acontece o 'Universo Conectado: Espaço, Ciência e Tecnologia', um debate entre o astrônomo Fernando Roig e Fernanda Mendes, consultora da NEC, multinacional japonesa de tecnologia, que contribuiu diretamente para o desenvolvimento projeto Hayabusa2. Com mediação de Eric Klug, presidente da JHSP, o evento destaca a Hayabusa2, sonda espacial da JAXA, a importância da exploração espacial e da tecnologia necessária a projetos deste porte, além do impacto em nosso cotidiano. No mesmo dia, será publicado um vídeo da Mitsubishi Electric sobre as contribuições da empresa no âmbito da exploração espacial.

+ Saiba mais sobre o projeto Hayabusa, desenvolvido pela JAXA

Em uma ação destinada ao público infantil no estilo 'faça você mesmo', no dia 10 de abril, às 11h, será publicado um vídeo da multiartista e “especialista na arte do brincar", Estéfi Machado, com o passo a passo de como fazer um foguete em casa, inspirados pelo Pencil Rocket, primeiro projeto de foguete moderno do Japão, o qual levava o nome Pencil (Lápis).

Observação astronômica remota 

Também no dia 10 de abril, às 19h, no YouTube, a Semana Espacial Brasil-Japão apresenta a live "O céu em sua casa: observação remota", com as participações de astrônomos de diversas cidades brasileiras, que transmitem, em tempo real, as imagens captadas por seus telescópios. A observação será realizada pelo Observatório Nacional do Rio de Janeiro em parceria com o Centro de Estudos Astronômicos de Alagoas (CEAAL) e Usina da Ciência UFAL; Clube de Astronomia de Nova Friburgo (CANF/RJ); Clube de Astronomia de Brasília (CAsB/DF); Clube de Astronomia de Pernambuco (AstroPE); Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST/RJ); Laboratório Nacional de Astrofísica (LNA/MG); Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI/MG) e Planetário do Rio de Janeiro. Neste evento, objetos de céu profundo serão observados, abordando em paralelo os mitos e lendas japonesas relacionados ao espaço.

Encerrando a programação, no dia 11 de abril, às 11h, a JHSP traz em suas mídias sociais, uma ilustração animada do artista Daniel Kondo, sobre o conto Princesa Kaguya e a Lua, que apresenta a história de uma garota que diz ser de Tsuki-no-Miyako (A Capital da Lua). Datada do século X, é considerada a primeira narrativa científica no Japão, quando a exploração espacial era uma realidade distante. Ainda muito narrado nos dias de hoje, o conto foi associado à Selene, uma sonda espacial de órbita lunar da JAXA, carinhosamente apelidada de Kaguya pelo povo japonês.

Inaugurando uma nova fase institucional, a Japan House São Paulo ampliou sua atuação temática, expandindo para temas como turismo, educação, negócios e tecnologia nipônica. Dentro desta nova perspectiva, Eric Klug, presidente da instituição, declara: “o Japão possui um rico programa de missões espaciais e desenvolvimento de tecnologias fundamentais para entendermos melhor o cosmos e, consequentemente, evoluirmos como humanidade. É importante trazermos estas informações, que ainda são desconhecidas no Brasil, bem como esta mensagem espacial e especial para os brasileiros do astronauta japonês Noguchi-san.” 

Semana Espacial Brasil-Japão
Semana Espacial Brasil-Japão, de 05 a 11 de abril de 2021

Programação

Confira abaixo a programação completa da Semana Espacial Brasil-Japão:

Vídeo de Soichi Noguchi, astronauta da JAXA

Mensagem especial aos brasileiros do astronauta japonês Soichi Noguchi, atualmente trabalhando na Estação Espacial Internacional, incluindo mensagens de Marcos Pontes, Ministro de Ciência, Tecnologia e Inovações e astronauta, e de Akira Yamada, Embaixador do Japão no Brasil.

Quando: Segunda-feira, 05 de abril de 2021
Horário: 12:00
Onde: https://youtu.be/jDRTy8QP2rk
Participação: livre e gratuita

Debate: 'Em Órbita com os Animes e Mangás'

Debate com a participação de Sérgio Peixoto, jornalista especializado no em animes e mangás, Leandro Larc, um dos criadores do portal JBox, Marcelo Del Greco, Gerente de Conteúdo da Editora JBC, e Edi Carlos Rodrigues, Gerente de Marketing e Comunicação da Editora JBC, para conversar sobre como as histórias fantásticas de animes e mangás sobre exploração espacial alimentaram e continuam alimentando o interesse dos japoneses pela exploração espacial.

Quando: Terça-feira, 06 de abril de 2021
Horário: 19:00
Onde: https://youtu.be/vgFhhQikB1A
Participação: livre e gratuita

Debate: 'Os Heróis do Tokusatsu e o Espaço Sideral'

Debate com a participação de Danilo Modolo, do Canal TokuDoc, Joana Bohner, podcaster do Otaminas, do Tricotando e do Butecando, além de Marcelo Del Greco e Edi Carlos Rodrigues, sobre a contribuição da cultura Otaku para o interesse dos japoneses pela exploração do espaço sideral.

Quando: Quarta-feira, 07 de abril de 2021
Horário: 19:00
Onde: https://youtu.be/c7uNLDTnQyE
Participação: livre e gratuita

Debate: 'JAXA – A Exploração Espacial Japonesa'

Com a participação de Anderson Harayashiki Moreira, professor do Instituto Mauá de Tecnologia e responsável pela equipe de robótica da instituição educacional, o debate abordará a exploração espacial do Japão por meio dos robôs desenvolvidos pela JAXA, bem como a contribuição deles nas diversas missões espaciais realizadas até hoje.

Quando: Quinta-feira, 08 de abril de 2021
Horário: 19:00
Onde: https://youtu.be/sJwW3d0BoTM
Participação: livre e gratuita

Debate: 'Universo Conectado – Espaço, Ciência e Tecnologia'

Com mediação de Eric Klug, presidente da JHSP, o astrônomo Fernando Roig, do Observatório Nacional, e Fernanda Mendes, consultora da NEC, multinacional japonesa de tecnologia que contribuiu diretamente para o desenvolvimento do projeto Hayabusa2, conversam sobre o projeto que deu origem à sonda espacial da JAXA que investigou a origem da vida no Sistema Solar, a importância da exploração espacial e da tecnologia necessária a projetos deste porte, além do impacto do desenvolvimento tecnológico em nosso cotidiano.

Quando: Sexta-feira, 09 de abril de 2021
Horário: 19:00
Onde: https://youtu.be/3RVStwjBplA
Participação: livre e gratuita

Vídeo da Mitsubishi Electric

A JHSP divulgará um vídeo especialmente produzida pela Mitsubishi Electric sobre as contribuições da empresa japonesa no âmbito da exploração espacial.

Quando: Sexta-feira, 09 de abril de 2021
Onde: https://youtu.be/c8D4Ui3dDmc
Participação: livre e gratuita

Oficina: 'Pencil Rocket – O Foguete Japonês'

Em uma ação destinada ao público infantil no estilo 'faça você mesmo', será publicado um vídeo da multiartista e “especialista na arte do brincar", Estéfi Machado, com o passo-a-passo de como fazer um foguete em casa, com inspiração no Pencil Rocket, primeiro projeto de foguete moderno do Japão, o qual levava o nome 'Pencil' (Lápis).

Quando: Sábado, 10 de abril de 2021
Horário: 11:00
Onde: https://youtu.be/HTIK6SvqQsk
Participação: livre e gratuita

Live: 'O Céu Em Sua Casa – Observação Remota'

Com a participação de astrônomos de diversas cidades brasileiras, que transmitirão, em tempo real, as imagens captadas por seus telescópios, será realizada uma observação astronômica conduzida pelo Observatório Nacional do Rio de Janeiro, em parceria com o Centro de Estudos Astronômicos de Alagoas (CEAAL), a Usina da Ciência UFAL, o Clube de Astronomia de Nova Friburgo (CANF/RJ), o Clube de Astronomia de Brasília (CAsB/DF), o Clube de Astronomia de Pernambuco (AstroPE), o Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST/RJ), o Laboratório Nacional de Astrofísica (LNA/MG), a Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI/MG) e o Planetário do Rio de Janeiro. Neste evento, objetos de céu profundo serão observados, abordando em paralelo os mitos e lendas japonesas relacionados ao espaço.

Quando: Sábado, 10 de abril de 2021
Horário: 19:00
Onde: https://youtu.be/TCXz2TxT5Ek
Participação: livre e gratuita

Ilustração Animada: 'Princesa Kaguya e a Lua'

A JHSP oferecerá em suas redes sociais uma ilustração animada do artista Daniel Kondo sobre o conto 'Princesa Kaguya e a Lua', que apresenta a história de uma garota que diz ser de Tsuki-no-Miyako (A Capital da Lua). Datada do século X, a história é considerada a primeira narrativa científica no Japão, quando a exploração espacial ainda era uma realidade distante. Ainda muito divulgado hoje, o conto foi associado à SELENE, uma sonda espacial de órbita lunar da JAXA, carinhosamente apelidada de 'Kaguya' pelo povo japonês.

Quando: Domingo, 11 de abril de 2021
Horário: 11:00
Onde: https://youtu.be/dLMcaoVRQIk
Participação: livre e gratuita

Related Content

Voltar ao topo