ARTIGOS

Yokai | Tanuki: O Cão-Guaxinim que Atrai Prosperidade e Boa Sorte

Nos últimos anos, o conhecimento sobre os yokai tem se difundido por todo o mundo por meio da cultura pop, atraindo curiosos de todas as idades. Yokai, em japonês, pode indicar qualquer fenômeno inexplicável. Historicamente, seu conceito está associado a narrativas populares, como lendas e mitos, muitas vezes parte de crenças locais de vilarejos e cidades por todo o Japão. Acredita-se que o termo foi criado para explicar de forma mística ou sobrenatural o que muitas vezes era inexplicável, como fenômenos naturais e casualidades. Aqui, já abordamos os yokai Kodama e Kitsune - que atuam protegendo a natureza e sendo símbolo da fertilidade, respectivamente.

Devido à atual popularização dos yokai por meio de personagens de desenhos animados e jogos eletrônicos, muitas pessoas os relacionam a criaturas assustadoras ou fantasmagóricas. Mas é importante lembrar que esse termo não deve ser associado necessariamente a algo ruim. As narrativas de cada ser sobrenatural podem variar muito, existindo múltiplas versões e interpretações tanto de suas aparências quanto de suas personalidades, que vão de impiedosas a doces e até divertidas.

Parte do folclore japonês, os yokai também podem assumir diferentes formas e atuar de maneiras distintas de acordo com a situação. Elementos da natureza, da fauna e da flora ganham destaque e podem ser compreendidos como criaturas mágicas. Dentre as figuras animais mais difundidas, encontra-se o tanuki (狸), espécie asiática de cão-guaxinim. É comumente representado usando um chapéu, com uma grande barriga e identificado como sendo do sexo masculino. Pode trazer em suas mãos elementos como uma garrafa - fazendo menção ao saquê, sua bebida favorita; alimentos e até um tipo de papel, que remeteria a contas a pagar ou nota promissória. Essas características combinadas fizeram com que se tornasse também um amuleto presente em restaurantes e izakaya (os bares de estilo japonês) para atrair clientes, prosperidade e boa sorte.

Mencionado em boa parte de suas lendas, está seu caráter brincalhão e seu poder de transformação, podendo mudar sua aparência, contudo, sendo um pouco atrapalhado. Seu semblante é costumeiramente retratado de maneira alegre, com um leve sorriso e sua personalidade seria inspirada naquela do próprio animal, que pode ser encontrado em regiões residenciais. Assim, é conhecido por episódios em que revira latas de lixo, entra nas casas e assusta as pessoas com seus barulhos.

*Essa ilustração é apenas uma representação dentre tantas outras possíveis do yokai tanuki.

Voltar ao topo