Artigos

Criadores

O projeto 'Criadores' explora a riqueza de possibilidades com um rico conteúdo sobre temas tecnológicos, criativos, arquitetônicos, científicos, esportivos

Compartilhe

Os bastidores de Tokyo 2020

O projeto 'Criadores', desenvolvido pela Japan House São Paulo, explora a riqueza de possibilidades com conteúdos sobre tecnologia, criatividade, arquitetura, ciência, esportes, entre outros, vindos diretamente do Japão, com os especialistas destas áreas: Kengo KUMA, renomado arquiteto japonês, responsável por vários projetos arquitetônicos relacionados aos esportes; Kota IGUCHI, motion designer nipônico e um dos incumbidos de criar os movimentos animados dos pictogramas; Asao TOKOLO, artista criador do emblema de Tokyo 2020 e do design do podium; Naoki SATO, compositor japonês que criou a música da cerimônia de premiação especialmente para o evento; Souta YAMAGUCHI, designer responsável pelas roupas utilizadas pelos staff do evento e da bandeja de medalhas; Tadayuki HIOKI, produtor executivo da abertura e encerramento de Tokyo 2020; além de professores, pesquisadores, atletas da área da ciência, e outros.

Programação:

JHSP Live com Kota IGUCHI: 29 de julho

Kota Iguchi

Kota IGUCHI é um renomado diretor criativo japonês. Nascido em 1984, estudou na Musashino Art University e se tornou especialista em motion graphics. Hoje, Iguchi trabalha como diretor de vídeo e criação de equipes. Para Tokyo 2020, foi protagonista no desenvolvimento dos pictogramas em movimento, e deu vida aos símbolos esportivos.

+ Confira mais informações

JHSP Live com Kengo KUMA: 05 de agosto

Kengo Kuma
J. C. Carbonne

Nascido em 1954, Kengo KUMA é um renomado arquiteto japonês. Em 1990, fundou Kengo Kuma and Associates. Lecionou na Universidade de Keio e Universidade de Tokyo, onde atualmente é professor universitário e professor emérito. Trabalhou com vários projetos arquitetônicos relacionados aos esportes, incluindo o Estádio Nacional do Japão.

+ Confira mais informações

JHSP Live com Tadayuki HIOKI: mais informações em breve.

Profissional da área de negócios internacionais interligados ao esporte, Tadayuki HIOKI é o atual presidente da empresa Sport Branding Japan, atuando no setor esportivo no Japão e no exterior. Já trabalhou na área de marketing junto às organizações esportivas e, para Tokyo 2020, atua como produtor executivo da abertura e encerramento dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos.     

JHSP Live com Asao TOKOLO: mais informações em breve.

Asao Tokolo

Asao TOKOLO cria padrões relacionados a conexão desde 11 de setembro de 2001 e continua a se envolver em várias áreas, como arte, arquitetura e design. Com emblemas e padrões baseados na teoria da geometria simples e reproduzíveis por um compasso e uma régua no currículo, TOKOLO foi o responsável pela criação do design do podium e do emblema de Tokyo 2020, inspirado pelo padrão kumi ichimatsu.

JHSP Live com Naoki SATO: mais informações em breve. 

Naoki SATO trabalhou principalmente na composição de trilhas sonoras de filmes. Tokyo 2020 é a primeira experiência do compositor relacionada ao esporte e a música tocada na cerimônia de vitória foi desenvolvida por ele. O “hino dedicado aos atletas” foi o principal conceito para a criação da melodia, que faz lembrar da grandiosidade do evento.

JHSP Live com Souta YAMAGUCHI: mais informações em breve.

Souta Yamaguchi

Souta YAMAGUCHI foi o responsável pelo design das roupas utilizadas pelo staff do evento e da bandeja das medalhas. Partiu do conceito “novo estilo de roupa formal” e integrou os pontos fortes das vestimentas orientais e ocidentais, combinando a harmonia do estilo japonês com a praticidade. Sendo um dos representantes jovens da área de moda do Japão, YAMAGUCHI tem como meta a “celebração que será herdada nas próximas gerações”.

Voltar ao topo