News

A Exposição DŌ: A Caminho da Virtude Chega a Buenos Aires

No ano dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos que serão realizados em Tóquio, a Japan House São Paulo e a Embaixada do Japão na República Argentina apresentam uma exposição inédita na Argentina, 'DŌ: A Caminho da Virtude'.

+ Aprenda como praticar Judō em casa, com o atleta Daniel Hernandes.

Pela primeira vez, a Japan House São Paulo chega à Argentina com uma exposição sobre seis artes marciais japonesas: Aikidō, Judō, Karate, Kendō, Kyudō e Sumō, que buscam o equilíbrio do corpo e da mente, apresentadas sob uma perspectiva estética que enfatiza o espírito e a filosofia japoneses.

+ Pratique os movimentos básicos do Karatê, com o sensei Rogério Saito.

De 26 de fevereiro a 28 de março, no Jardim Japonês de Buenos Aires, será possível aprender mais sobre essas disciplinas milenares. Além da exposição, haverá demonstrações ao vivo de artes marciais e um webinar com especialistas.

+ Conheça o Kendō, com o sensei Edson Junji Toida.

A experiência convida os visitantes a aprender mais sobre a sabedoria dos Bushi, ou guerreiros japoneses, por meio de um passeio que inclui fotos, vídeos, palestras e demonstrações ao vivo, que darão conta das técnicas físicas que fazem parte de uma filosofia muito valiosa para enfrentar tempos difíceis, como os que o mundo enfrenta hoje. A mostra tem curadoria conjunta de Natasha Barzaghi Geenen, diretora cultural da Japan House São Paulo, e Guido Ignatti, da equipe da Embaixada do Japão na Argentina.

“Os preceitos filosóficos e morais - modos de conduta dos praticantes do Budô - são transmitidos e perpetuados para desenvolver o corpo e a mente com igual importância, e são frutos de muita disciplina e dedicação. É um tema essencial para transmitir um pouco do espírito japonês e, na perspectiva dos próximos grandes eventos esportivos mundiais, iniciamos uma série de apresentações para mostrar essas práticas com 'DŌ: A Caminho da Virtude' ”, diz Natasha Barzaghi Geenen.

Com 'DŌ: A Caminho da Virtude', a Japan House São Paulo expande a sua atividade para além das fronteiras geográficas e, desse modo, a Argentina será o primeiro país a receber uma exposição no exterior, o início de um caminho que percorrerá outros países, com o objetivo de mostrar o Japão em sua multiplicidade cultural.

+ A sensei Emilia Martinez oferece dicas de aquecimento para a prático do Aikidō.

“É uma grande honra levar pela primeira vez uma exposição da Japan House São Paulo para outro país, principalmente a Argentina, com quem temos tantos laços históricos, esportivos e culturais. Essa iniciativa será um grande momento para ambos os relacionamentos entre Argentina e Japão. bem como para as relações entre Argentina e Brasil, fortalecendo ainda mais a união baseada na amizade e na cooperação”, declarou Eric Klug, presidente da Japan House São Paulo.

Inaugurada há quatro anos na Avenida Paulista, a Japan House São Paulo já recebeu mais de 2 milhões de visitantes, apresentou 25 exposições, além de uma série de eventos, conferências e atividades no espaço físico e em formato digital. Desde 2020, apresenta conteúdo diário sobre a cultura japonesa em suas redes sociais por meio do projeto #JHSPONLINE, atingindo 5 milhões de pessoas.

+ Após o aquecimento, aprenda a executar em casa os movimentos básicos do Aikidō.

“Em um contexto limitado pela pandemia, foi uma decisão difícil, mas tomamos um cuidado especial para tornar esta exposição uma realidade. Concebida originalmente para espaços interiores, a exposição foi adaptada para um espaço aberto, ao ar livre, onde o público, respeitando os protocolos sanitários, poderá, inclusive, apreciar as demonstrações ao vivo. Tudo o que foi aprendido ao longo do último ano também foi aplicado para que o conteúdo chegue virtualmente a toda a Argentina. Será, sem dúvida, uma experiência nova”, afirma o embaixador do Japão na Argentina, Nakamae Takahiro.

Destinada a todos aqueles que se sentem atraídos pelo Japão e pelo esporte, o objetivo da exposição é também criar uma ponte de conhecimento e diálogo intercultural, bem como acompanhar e estimular aqueles que praticam essas artes marciais a continuar avançando em seu caminho.

+ Que tal fazer um aquecimento de Aikidō com crianças?

CRONOGRAMA DE ATIVIDADES

Exposição: DŌ: A Caminho da Virtude
De 26 de fevereiro a 28 de março de 2021
Abertura virtual:
26 de fevereiro, às 19h

Jardim Japonês, dentro do Parque 3 de Febrero de Palermo
Entrada pela Av. Berro, esquina com Av. Casares, Buenos Aires, Argentina

Horário de funcionamento:
Todos os dias, de 10h às 18h45
Há 4 turnos de visita por ordem de chegada:
10h às 12h
12h15 às 14h15
14h30 às 16h30
16h45 às 18h45

Para mais informações sobre o funcionamento, os protocolos de segurança e outras dúvidas, basta acessar: https://jardinjapones.org.ar

Demonstrações ao vivo:

Karate (Dojos Ken)
27 de fevereiro (sábado), às 15h45 e 17h30

Sumō (Associação de Sumō da República Argentina)
28 de fevereiro (domingo), às 15h45 e 17h30

Aikidō (Federação de Aikikai Argentina)
27 de março (sábado), às 15h45 e 17h30

Judō (Escola de Judō San Francisco Javier)
28 de março (domingo), às 15h45 e 17h30

As seguintes demonstrações serão transmitidas ao vivo por streaming nas redes sociais da Embaixada do Japão na Argentina e salvas em seu IGTV.

Kyudō (Associação Argentina de Kyudō)
13 de março (sábado), às 17h

Kendō (Kendo Nichia-COA)
17 de março (quarta-feira), 19h30

Webinar: Budō: Uma flor de seis pétalas
Ministrada pelo Prof. Dr. Marcos A. Sala Ivars, da Universidad Complutense de Madrid
5 de março (sexta-feira), às 19h, por Zoom
Atividade com inscrição prévia
O link para inscrição será publicado nas redes sociais da Japan House São Paulo em espanhol e da Embaixada do Japão na Argentina

Neste webinar, iremos abordar 6 artes marciais: Sumō, Judō, Kendō, Kyudō, Aikidō e Karate. O caminho das artes marciais (Budō), combina valores éticos/morais, benefícios físicos/esportivos e cultura na mesma prática. Desse modo, o que antes era um treinamento militar, hoje serve à construção de pontes entre as nações, favorecendo a comunicação global por meio de exercícios saudáveis ​​para o corpo e a mente. Pegaremos esta flor com seis pétalas em nossas mãos, e analisaremos cada uma das artes marciais mencionadas de forma independente, propondo um desenvolvimento sobre sua história, evolução e repercussão. No decorrer do webinar, veremos como um discurso relacionado a um conjunto diferente e plural de artes marciais pode resultar em uma reflexão comum sobre o caminho das artes marciais japonesas hoje e no futuro.

Voltar ao topo