Artigos

O Dia do Sushi

Compartilhe

No dia 1º de novembro é comemorado anualmente o Dia do Sushi. Diz-se que essa data foi estabelecida no Japão há mais de duas décadas e, aos poucos, pela popularidade da iguaria, ganhou espaço no calendário brasileiro, tornando-se uma comemoração que possui alcance internacional. Alguns grupos também celebram esse prato nipônico no dia 18 de junho, que no Brasil também marca o Dia Nacional da Imigração Japonesa.

Acredita-se que a forma originária do sushi surgiu no sudeste da Ásia e China, como uma técnica de preservação do alimento, cobrindo o peixe com o arroz. Ao longo dos anos, esse saber se expandiu e fixou-se no Japão, tornando-se um prato essencial da culinária nipônica. Hoje ele está presente por todo o arquipélago, utilizando os mais diversos ingredientes, como os mais nobres cortes de peixes, passando por legumes e até mesmo incluindo ovos e conservas.

Feito exclusivamente para a Japan House São Paulo, esse vídeo traz os chefs Telma Shiraishi do restaurante Aizomê e Embaixadora da Boa Vontade da Difusão da Culinária Japonesa, e Edson Yamashita, do restaurante Ryo, que acaba de receber sua segunda estrela Michelin, para uma imersão sobre sushi, sua história e variedades.

Voltar ao topo