institucional

Japan House SP

Criada pelo governo japonês, o projeto JAPAN HOUSE é um ponto de difusão de todos os elementos da genuína cultura japonesa para a comunidade internacional. Um lugar equilibrado, inovador e diferenciado, assim como o povo e a cultura japonesa. Um ambiente que transmite hospitalidade e inovação, oferece lazer e é parte ativa do dia a dia de diversas pessoas. Um intercâmbio intelectual entre o Japão e o resto do mundo, capaz de produzir grandes oportunidades e atrair visitantes para novas experiências e atividades. A essência da JAPAN HOUSE é ser surpreendente a cada dia.

São Paulo foi uma das três localidades escolhidas, juntamente com Londres, na Inglaterra, e Los Angeles, nos Estados Unidos, para receber a JAPAN HOUSE. Locais especialmente selecionados para propagar todas as características do Japão, desde a cultura milenar até as perspectivas inovadoras. Na JAPAN HOUSE, a tradição está lado a lado com o futuro.

Kenya Hara

Kenya Hara
Conselheiro Artístico

Representante do Centro de Design japonês e professor da Universidade de Artes de Musashino, Kenya Hara aplica em seu trabalho um design que visa mostrar a essência de cada peça. Usa o senso de beleza japonês como fonte de ideias. Desde 2002, participa da direção de arte da rede de lojas MUJI. Criou a programação da cerimônia de abertura e encerramento das Olimpíadas de Inverno de Nagano e também fez parte da exposição de Aichi, em 2005, mostrando produções com raízes na cultura japonesa. Foi responsável, entre outros, pelos projetos da livraria Tsutaya Shoten Daikanyama e da Biblioteca Municipal da cidade de Takeo. Em 2015, foi escolhido como produtor-geral da Japan House.

Kengo Kuma

Kengo Kuma
Arquiteto

Autor do projeto da JAPAN HOUSE São Paulo em parceria com o escritório FGMF Arquitetos, Kengo Kuma é reconhecido internacionalmente por obras no Japão, China, França, Suíça, Itália e Reino Unido. Em dezembro de 2015, o projeto de Kuma para o Estádio Nacional do Japão foi escolhido como o palco central dos Jogos Olímpicos de Tóquio, que acontecerá em 2020. Kuma é professor de Arquitetura na Universidade de Tóquio e Ph.D. pela Universidade Keio, no Japão. Autor de livros e artigos, o arquiteto aborda frequentemente em seus escritos os materiais da arquitetura e a relação entre o espaço arquitetônico e a natureza. Alguns de seus projetos são: o Museu de Arte Folclórica da Academia de Artes da China (2015); o conservatório musical Darius Milhaud de Aix-en-Provence, na França (2013); a loja Sunny Hills em Omotesando (2013), o museu-ponte de madeira de Yusuhara (2010) e o Teatro Noh na Floresta de Toyoma (1996), os três últimos no Japão.

Rubens Ricupero

Rubens Ricupero
Presidente Honorário

Ricupero é um dos mais experientes homens públicos brasileiros. Foi Ministro da Fazenda, do Meio Ambiente, e exerceu a função de Secretário-Geral da UNCTAD, a Conferência das Nações Unidas para o Comércio e o Desenvolvimento. Na carreira diplomática, entre outros postos, foi representante permanente junto às Nações Unidas e organismos internacionais em Genebra e embaixador nos Estados Unidos e na Itália. Desenvolveu carreira acadêmica na Universidade de Brasília e no Instituto Rio Branco, que forma os diplomatas brasileiros. É diretor da Faculdade de Economia da Fundação Armando Álvares Penteado e presidente do Instituto Fernand Braudel de Economia Mundial.

Eric Klug

Eric Klug
Presidente

Durante vinte anos, Eric Alexander Klug acumulou larga experiência à frente de organizações do setor cultural. No período mais recente (2017-2020), atuou como Diretor Executivo da ID Brasil, uma Organização Social responsável pela gestão do Museu do Futebol e do Museu da Língua Portuguesa, que está previsto para ser reaberto em 2020. Anteriormente (2011-2017), foi vice-diretor do British Council no Brasil, liderando projetos nas áreas de Artes, Esportes, Língua Inglesa, Educação e Exames, além de parcerias estratégicas com empresas, órgãos governamentais e agências de fomento. A carreira profissional de Eric nas artes foi desenvolvida também em organizações como a Sociedade de Cultura Artística (2008-2011), Mozarteum Brasileiro (2006-2007), English Chamber Orchestra (2002-2006); Festival From Sweden (2004-2005) e Museum of London (2001-2002). Graduado em Engenharia Mecatrônica pela Universidade de São Paulo (1993), Eric Alexander Klug possui Mestrado em Artes pela City University, Londres (2002).

Carlos Roza

Carlos Roza
Vice Presidente

Carlos é um executivo de Gestão de Negócios com mais de 25 anos de experiência em empresas multinacionais. Formado em Ciências Econômicas, possui MBAs na FIA/USP e IBMEC São Paulo (atual INSPER), com passagens pela University of Cambridge (Inglaterra), EM Lyon (França) e Vanderbilt University (Estados Unidos). Foi Diretor Geral do Grupo Puratos no Brasil por mais de cinco anos, além de ter ocupado diversos cargos na São Paulo Alpargatas, com especial destaque para a Direção Geral de Unidades de Negócios e Gerencia Geral da Área de Comércio Exterior da empresa, onde fez parte do grupo responsável pela internacionalização da marca Havaianas.

Natasha Barzaghi Geenen

Natasha Barzaghi Geenen
Diretora Cultural

Foi responsável pela área de Relações Internacionais da Pinacoteca do Estado de São Paulo, de 2008 a 2017, e pela coordenação internacional de diversas exposições no âmbito do Ano da França no Brasil, ocorrido em 2009. Entre 2007 e 2008, colaborou com o Centre Pompidou, Paris, para o estudo de implantação do projeto da instituição cultural francesa para a América Latina. É formada em Artes Plásticas pela FAAP - Fundação Armando Alvares Penteado; com Pós-Graduação em Mediação Cultural de Arte - Concepção e Realização de Projetos Culturais pela Université de Provence, França; e MBA em Bens Culturais: Cultura, Economia e Gestão pela Fundação Getúlio Vargas, São Paulo.

Cláudio Kurita

Cláudio Kurita
Diretor de Operações e Eventos

Formado em Publicidade e Propaganda, atuou por mais de 8 anos na SPTURIS, órgão oficial de Turismo e Eventos da cidade de São Paulo. Serviu como gestor de projetos na Aliança Mundial SAVE THE CHILDREN, no México e atuou como Gerente de Contas da Presidência no Blue Tree Hotels. Foi bolsista no Programa de Liderança Juvenil do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) em Washington, EUA, participou do Programa de Jovens Líderes pelo Ministério de Negócio Exteriores em Tokyo, Japão e cursou Desenvolvimento Nacional na Universidade de Defesa Nacional Republica China em Taipei, Taiwan. Atualmente, como voluntário, é Secretário do Conselho Deliberativo do Bunkyo (Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa) Vice-presidente da Associação Panamericana Nikkei e diretor da Associação Brasileira dos Ex-Bolsistas Gaimusho Kenshusei.

Ricardo Ferraz

Ricardo Ferraz
Diretor Financeiro

Bacharel em Ciências Contábeis com especialização em Controladoria e MBA em Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria pela FGV. Ricardo teve sua carreira desenvolvida nas áreas administrativa e financeira em empresas multinacionais, há mais de 20 anos com vivência abrangente e diversificada em diferentes posições como a de gerência contábil, controladoria e diretoria administrativa financeira, contemplando as atividades de planejamento econômico-financeiroestudos de viabilidade de investimentosanálises de rentabilidadeaplicações de recursos, entre outros. Trabalhou por mais de 10 anos em empresa de comunicações Japonesa ocupando o cargo de Diretor de Finanças Comerciais e Estatutário.

Assistente Executiva Aline Souza

Gerente de Produção Cesar Fujimoto
Supervisora Cultural Carolina de Angelis Mologni
Supervisora Cultural Gabriela Goelzer Bacelar
Supervisora Cultural Luzia Miyuki Teruya
Supervisora de Mediação Cultural Hiromi Saito
Educadores Felipe Lima e Vinicius Garcia Pires

Gerente de Assessoria de Imprensa Fernanda Araujo
Gerente de Relações Públicas Mayumi Orimoto
Gerente de Marketing Digital Thiago Minoru
Coordenadora de Marketing Digital Laura Braga
Assistente de Marketing Digital Thelma Nakae
Redatora Júlia Casadei
Gerente de Projetos Beatriz Andrade
Gerente de Projetos Alexandre Sivolella

Gerente de Negócios Lígia Feichas
Analista em Desenvolvimento de Negócios Thais Yamaga

Supervisor de Operações Bruno Mattedi
Supervisora de Eventos Rebeca Cassab
Supervisor Institucional Diego Eiji Kurokawa
Analista de Operações e de Kpi’s Janete Miamoto
Coordenador de Operações André Oliveira
Coordenador de Operações Eugênio Furbeta
Coordenadora de Operações Sandra Eleutério
Recepcionistas Beatriz Mayumi Saito, Felipe Cavalcante, Midori Yajima e Talita Sousa
Orientadoras Clara Lemmi e Julia Oliveira

Gerente Financeiro Elicéia Amarante
Analista Administrativo Financeiro Gustavo Mourão
Gerente de Recursos Humanos Ana Fernandes


COMITÊ SUPERVISOR
Presidente Ryosuke Kuwana
Atsushi Yasuda
Chieko Aoki
Caio Luiz de Carvalho
Carlos César Sampaio
João Grandino Rodas
Luiz Fernando Furlan
Luiza Helena Trajano
Marcelo Hiroyuki Hideshima
Masaru Susaki
Renato Ishikawa
Thaís Oyama

Voltar ao topo