Hinamatsuri: o Dia das Meninas no Japão

News

Hinamatsuri: o Dia das Meninas no Japão

O Hinamatsuri, conhecido também como Dia das Meninas no Japão, é celebrado todos os anos no dia 03 de março. Nesta época, é comum que cada família monte seu altar de bonecas, consideradas o símbolo da celebração. A prática iniciou-se no período Edo (1603 - 1867) como forma de atrair saúde e boa fortuna às famílias.

Com a aproximação do mês de março, é comum ver nas casas japonesas uma plataforma que pode ter de um até sete andares, forrada com um pano vermelho. Esse altar abriga bonecas que representam a corte imperial japonesa no período Heian (794 - 1185). Peças essenciais são as duas bonecas no topo, que representam o casal imperial, com o imperador à esquerda da imperatriz, ambos vestidos com lindos kimonos.

Hinamatsuri: o Dia das Meninas no Japão

Outros elementos podem ser encontrados, variando de acordo com o número de andares do altar e a região no Japão. Em geral, atrás do casal imperial, coloca-se uma espécie de biombo dourado, remetendo ao ambiente da antiga corte

Hinamatsuri: o Dia das Meninas no Japão

Também contribuem com a ambientação as lanternas tradicionais nas laterais, uma árvore laranjeira à esquerda e uma cerejeira à direita, que são espécies presentes no antigo Palácio Imperial de Kyoto.

 

Hinamatsuri: o Dia das Meninas no Japão


Doces tradicionais da festividade também podem ser observados nesse altar, como kôhaku mochi (bolinho de arroz doce em formato redondo nas cores rosa e branco) e o hishimochi (bolinho de arroz japonês, com finas camadas nas cores rosa, branco e verde, cortados em formato de losango). Cada uma das cores desses doces traz um significado: o rosa expressa a felicidade, o verde, a saúde e o branco, a pureza. 
 


Um outro elemento comum são dois vasos com flores embrulhadas com a técnica noshi, espécie de dobradura feita com papel washi, e amarradas com mizuhiki, laço típico utilizado em presentes japoneses. 
 


Com o passar do anos, as bonecas foram sendo estilizadas, e hoje em dia, é comum ver até mesmo personagens famosos da cultura pop nos altares. O importante é seguir a tradição e, para garantir a boa sorte, desmontar o altar na noite do dia 03 de março, guardando-o para o próximo ano.

Voltar ao topo