Página do almanaque Kokoro. Ilustração em preto e branco.

Artigos

A História do Nengajō Contada por Kokoro

Em uma nova página do almanaque, a personagem Kokoro fala sobre a prática de enviar cartões de Ano Novo, os Nengajō (年賀状), e disponibiliza dois modelos para 2022

Compartilhe

Adeus ano velho, feliz ano novo

Mais um ano está chegando ao fim. É o momento de nos despedirmos do ano que passou e desejarmos saúde e alegria para o novo ano que se aproxima. No Japão, nesta época, há o costume de enviar cartões de Ano Novo, Nengajō (年賀状), para as pessoas que são importantes, para expressar sua gratidão e esperança de preservar boas relações no próximo ano. Desde o início de dezembro, os correios aceitam os cartões, realizando um planejamento para que todos os Nengajō cheguem às casas das pessoas no dia do ano novo.

A história do Nengajō contada por Kokoro

Para celebrarmos esta data, trazemos uma nova página do Almanaque Kokoro, em que a personagem conta para as crianças sobre essa prática que existe desde o século VIII e que continua popular até hoje.

Faça o download da nova página do Almanaque Kokoro

Entre os diversos tipos de Nengajō (年賀状), um dos mais populares é o que está relacionado ao horóscopo, trazendo a representação de um dos doze animais presentes no zodíaco japonês.

O ano do Tigre

Dois mil e vinte e dois será representado pelo Tigre, por isso, a Japan House São Paulo também disponibiliza para download dois modelos de cartões, trazendo este animal como tema. Você pode imprimir, customizar e enviar para as pessoas que foram importantes na sua vida em 2021.

Clique nas imagens dos tigres para baixar os modelos de Nengajō:

 

--

2021 foi representado pelo boi, animal que simboliza a dedicação, o trabalho e a perseverança. Relembre:

+ Nengajō: O Costume Japonês de Enviar Cartões de Ano Novo

Confira o Almanaque Kokoro completo:

+ KOKORO: Almanaque da Japan House São Paulo | 1ª edição

Voltar ao topo