Artigos

Amazake: A Tradicional Bebida Quente, Adocicada e Encorpada do Japão

Compartilhe

Consumido tipicamente em períodos mais frios, o amazake (甘酒) é uma bebida quente, de sabor adocicado e com textura mais encorpada. Tradicional do Japão, acredita-se que seja produzido há mais de mil anos no país. A princípio, era exclusivo à nobreza e, aos poucos, foi se disseminando para a população, permanecendo muito apreciado até hoje.

Seu nome significa, literalmente, “sakê doce” e sua produção é realizada a partir da fermentação do arroz, durante o processo de fabricação do clássico sakê. Por isso, pode ter um pequeno teor alcoólico. A esse fermentado, podem ser adicionados ingredientes adoçantes e condimentos, como o gengibre. Contudo, existem versões que eliminam o álcool, sendo adequadas para o consumo de todos, de crianças a idosos.

A bebida é característica do Hina Matsuri, o Dia das Meninas japonês, celebrado no dia 03 de março. Além de sua relação com festividades e de sua eficácia para aquecer o corpo, o amazake possui um significativo valor nutricional e a sua ingestão também pode auxiliar na manutenção da flora intestinal, sendo considerado um bom digestivo.

Para preparar o amazake você vai precisar de:

• 35 g de Sakê Co (massa proveniente da parte sólida da fermentação do sakê);
• 250 ml de água;     
• 1 colher de sopa de mel ou açúcar;
• gengibre a gosto.

MODO DE PREPARO

1. Corte o Sakê Co em pequenos pedaços para facilitar o derretimento e coloque-o em uma panela com os 250 ml de água.
2. Tomando cuidado para não levantar fervura, mexa e, assim que começar a borbulhar, adicione o mel ou o açúcar.
3. Esprema o gengibre e acrescente seu suco no líquido quente.

Dica Como o Sakê Co é feito a partir da massa proveniente da parte sólida da produção do sakê, o fermentado contém cerca de 8% de teor alcoólico. Para quem deseja retirar o álcool, basta ferver a mistura por 2-3 minutos.

Veja o vídeo ilustrativo:

Este conteúdo faz parte da série de posts relacionados a gastronomia criados para o #JHSPONLINE. Com consultoria de Kyoko Tsukamoto, proprietária do Café Sabor Mirai,Telma Shiraishi, chef do Aizomê, toda semana receitas de origem japonesa serão publicadas. 

Voltar ao topo